Em 1998, o álbum ‘TNT‘ da banda estadunidense Tortoise gerou uma completa revolução na história da música experimental, deixando sua marca no desenvolvimento do gênero post-rock.
Este trabalho é reconhecido por sua abordagem inovadora, que combina elementos de rock, jazz, eletrônica e música minimalista de maneira única. A sonoridade do disco é distinta, caracterizada por ritmos complexos e uma composição que abraça uma variedade de instrumentos, incluindo guitarras, baixo, bateria, teclados e instrumentos de sopro. ‘TNT‘ não apenas solidificou o status do Tortoise como conjunto pioneiro do post rock, mas também desempenhou um papel crucial na popularização desse estilo musical. É inegável que a cena, agora amplamente difundida graças à internet, deve muito à existência deste rico material.
Na última quinta-feira (9), o público paulistano foi presenteado com uma apresentação do grupo de Chicago executando o álbum na íntegra. O evento ocorreu no Cine Joia, clube popular dedicado à música alternativa em São Paulo, que já recebeu outros conjuntos de post rock renomados, entre eles, Russian Circles, no início do mês passado.
Sem atração de abertura, o encargo de animar a multidão ficou por conta de um DJ que entregou uma seleção eclética, destacando faixas contemporâneas como ‘Dizzy On The Comedown’ (Turnover), ‘It Goes Like Na Na Na’ (Peggy Gou) e o remix de ‘Underwater Boi’ do Turnstile em colaboração com BADBADNOTGOOD, além de clássicos da MPB, como ‘Ela Partiu’ (Tim Maia) e ‘Mania de você’ (Rita Lee). Neste período inicial, foi possível observar bem a configuração do cenário, com duas bateristas posicionadas à frente, enquanto vibrafones, teclados, contrabaixo e guitarra compunham a retaguarda.
Com a casa completamente lotada (uma surpresa para uma quinta-feira, especialmente para um show de uma banda underground de música instrumental), os membros do Tortoise subiram ao palco às 21h20. Após uma breve saudação de Dan Bitney, expressando a alegria de retornar ao Brasil, o set começou com as inconfundíveis notas iniciais de ‘TNT‘, faixa-título do álbum, provocando uma explosão de entusiasmo da plateia. Foi nesse momento que a incrível sincronia entre as duas baterias se revelou, criando uma cena verdadeiramente surreal.
Em ‘Swung From the Gutters’, os membros da banda trocaram de posição, destacando-se uma linha de baixo extremamente cativante. O baterista demonstrava uma agressividade tão notável nas viradas que, por acidente, acabou deixando um dos pratos cair na plateia. Felizmente, esse incidente não prejudicou a experiência geral. ‘Ten-Day Interval’ proporcionou aos vibrafones seu momento de destaque pela primeira vez na noite. Sem dúvida, esse instrumento exótico harmonizou perfeitamente com os ritmos roqueiros do contrabaixo e da bateria.
‘I Set My Face to the Hillside’ apresentou um ritmo curioso, evocando trilhas sonoras de filmes de faroeste americanos. Nessa música, a presença da guitarra foi mais proeminente. Além disso, os bateristas entregaram uma cena impressionante, tocando com uma baqueta em uma mão e um chocalho na outra. ‘The Equator’ também se destacou pela forte presença dos sons da guitarra, que se mesclaram habilmente com uma simulação de batidas eletrônicas adicionada à bateria.
Exibindo uma versatilidade musical praticamente infinita, a banda apresentou passagens de teclado mais robustas em ‘A Simple Way to Go Faster Than Light That Does Not Work’. No entanto, ao final dessa música, uma parte do público começou a pedir que os aparelhos de ar condicionado fossem ligados. Em seguida, o grupo seguiu com ‘The Suspension Bridge at Iguazú Falls’ e ‘Four-Day Interval’, demonstrando habilmente os sons dos vibrafones sobre bases eletrônicas.
Em ‘In Sarah, Mencken, Christ and Beethoven There Were Women and Men’, cujo ritmo evoca um ritmo de música latina tradicional, novamente os dois bateristas na frente exibiram uma conexão impecável. Nesse momento, ocorreu uma das maiores reações do público, com gritos entre as viradas e uma onda de aplausos que se misturou com os acordes da guitarra.
Após essa cena impactante, o set ainda incluiu ‘Almost Always Is Nearly Enough’, ‘Jetty’ e ‘Everglade’. Para finalizar, o grupo voltou ao palco para um bis que incluiu ‘Along The Banks’ do álbum ‘Millions Now Living Will Never Die’ e ‘Crest’, presente em ‘It’s All Around You’.
A cada faixa de ‘TNT‘, os integrantes do Tortoise proporcionaram uma experiência sonora distinta, conduzindo a plateia por uma verdadeira jornada musical. O público paulistano teve a oportunidade de apreciar a relevância duradoura deste álbum para a música instrumental, mesmo após 26 anos desde seu lançamento.
Abaixo, fotos da apresentação por Tati Silvestroni.
Setlist
TNT
Swung From the Gutters
Ten-Day Interval
I Set My Face to the Hillside
The Equator
A Simple Way to Go Faster Than Light That Does Not Work
The Suspension Bridge at Iguazú Falls
Four-Day Interval
In Sarah, Mencken, Christ and Beethoven There Were Women and Men
Almost Always Is Nearly Enough
Jetty
Everglade
Bis
Along the Banks of Rivers
Crest
Texto: Guilherme Góes
Fotos: Tati Silvestroni (Profissional credenciada pelo site “Caderno Pop”, que gentilmente compartilhou seu trabalho com a Hedflow)