Conversamos com Pertti Simula (finlandês, psicanalista e mestre de ciências) sobre como ele iniciou seu trabalho no MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra) e tratamos também sobre diversos aspectos contemporâneos da sociedade, tais como: desigualdade social, violência, psicopatia, tiroteios entre crianças e adolescentes mundo afora (relembramos o caso do menino de 14 anos que tirou a vida de colegas em um colégio de Goiânia, Goiás), política neoliberal, imperialismo e retrocesso governamental. Pertti acaba de lançar o livro ‘Transformações das Relações Humanas e Cooperação’, pela Editora Expressão Popular.

Segundo Pertti Simula, os valores básicos do capitalismo são: exploração, competição e egoísmo. Já no socialismo, construído pelas cooperativas, ele afirma que a base está na  igualdade e solidariedade. A unidade de poder no capitalismo é o dinheiro; no socialismo, o ser humano. No capitalismo o poder significa o poder de exigir; no socialismo o poder é valorizar e cooperar.

As práticas de educação, motivação e liderança no capitalismo são: colocação de metas, exigências e cobranças; competição e classificação; elogios, premiação e vantagens de um lado, e, a crítica, punição e exclusão do outro. Todas essas práticas, segundo o autor, são repressoras e alienadoras, enquanto no socialismo a educação e as relações se baseiam na valorização incondicional do ser humano, do coletivo e da natureza.

O livro

O caminho da transformação do capitalismo para o socialismo de autogestão (cooperativismo) requer substituir as velhas estruturas de poder e práticas de relações com horizontalização de poder e relações humanas na base de valorização. Nas formações e acompanhamentos com os coletivos, surgem perguntas como:

–  Como fazer companheiros cumprirem suas funções?

–  Crítica e cobrança causam em nós reação de medo, revolta e tristeza – o que fazer?

–  Como lidar com pessoas ativas, mas autoritárias?

–  Como lidar com dificuldade de concentração?

–  Como lidar com deboches, humilhação, violência e bullying?

–  Cansaço, estresse, depressão, dependências – como proceder?

 

Confira a entrevista completa realizada com Pertti Simula na Casa do Alentejo, em Lisboa:

 

 

Para adquirir o livro entre no site expressaopopular.com.br ou escreva para livraria@expressaopopular.com.br

 

E conheça mais sobre o trabalho de Pertti:

www.conscientia.se/br

Pertti Simula fala sobre educação, civismo, política de classes e reforma agrária

Por
- Conteúdos políticos e sociais divulgados de forma espontânea e direta para um público apreciador de música, cultura e arte em geral.