Em tempos cada vez mais difíceis para as minorias brasileiras, ainda mais após a ascensão da extrema-direita no governo do país, o grupo feminista russo de punk rock anunciou recentemente datas para dois shows: 19 de abril no Abril Pro Rock (Recife) e 20 de abril no fest Garotas à Frente (São Paulo).
A apresentação na capital paulistana acontecerá no Fabrique Club – Barra Funda.
Haverá também exposição e workshops da Girls Rock Camp Brasil, além do lançamento do livro que deu nome ao festival. ‘Garotas à Frente’, de Sarah Marcus, relata a história do movimento estadunidense conhecido como ‘Riot Grrrl’.
A Pussy Riot não é uma simples banda de garotas com integrantes designadas para tocar em posições fixas, é um coletivo revolucionário (com mais de 30 mulheres) que nunca se apresenta com a mesma formação.
As performances delas são sempre repletas de elementos audiovisuais que expressam as posições políticas das mesmas.
Quem vai liderar o grupo no Brasil é Nadya Tolokonnikova, ao lado de algumas outras participantes que estarão em turnê com ela pela América do Sul.
Sobre como funciona esse protesto em forma de arte, a própria Nadya comentou:
“Nossa ideia é tentar imaginar como o punk vai soar até a próxima década. Em tempos de resistência digital, deve-se levantar contra a disparidade financeira e fazer movimentos em massa para salvar este planeta”.
Precisa falar mais algo?!
Fique abaixo com um clipe delas intitulado ‘Police State’: