O dia 13 de maio de 1888 ficou marcado pela criação da Lei Áurea, que decretou o fim da escravidão legal no Brasil após três séculos de trabalho forçado.
Essa medida foi a mais popular e a última tomada pela coroa portuguesa. Fomos o último país do Ocidente a abolir a escravidão.
Porém, a realidade mostra que o negro jamais teve sua completa liberdade.
Segundo dados levantados pela PÚBLICA, magistrados condenaram proporcionalmente mais negros do que brancos na cidade de São Paulo.
Setenta e um por cento dos negros julgados foram condenados por todas as acusações feitas pelo Ministério Público no processo – um total de 2.043 réus. Entre os brancos, a frequência é menor: 67%, ou 1.097 condenados.
Enquanto a frequência de absolvição é similar – 11% para negros, 10,8% para brancos –, a diferença é de quase 50% a favor dos brancos nas desclassificações para “posse de drogas para consumo pessoal”: 7,7% entre os brancos e 5,3% entre os negros. (VEJA AQUI A PESQUISA COMPLETA).
RACIONAIS
‘Sobrevivendo no Inferno’ foi e continua sendo um divisor de águas na música brasileira. E não somente nela.
Lançado em 1997, o álbum do Racionais MC’s acumulou relevância e novas interpretações, tornando-se uma verdadeira obra prima e um objeto de estudo na tentativa de se encontrar respostas para o racismo e a desigualdade social no Brasil.
Por isso, em um dia onde a história é ignorada, resolvemos compartilhar o vídeo feito pelo canal METEORO, que fez uma brilhante análise da importância desse álbum para muitas gerações.
Assista abaixo a este importante vídeo na íntegra: