UFRGS vai conceder título de Doutora Honoris Causa a Elza Soares

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grandes do Sul (UFRGS) aprovou a entrega do título de Doutora Honoris Causa à cantora Elza Soares pelo conjunto da obra.

A homenagem acontecerá no dia 26 de Maio, no Salão de Atos da Universidade, às 20h, com entrada gratuita. Para adquirir os ingressos, basta se apresentar na recepção do Centro Cultural da UFRGS (limite de dois por pessoa).

Em nota, a Universidade reconheceu o papel histórico de Elza Soares à cultura brasileira, além de sua atuação na luta da mulher negra, contra o preconceito de gênero e contra a cor da pele.

Aos 81 anos, a musicista será a primeira mulher negra a receber o doutor honoris pela instituição. A cantora Maria Bethânia também já foi contemplada por tal título, mas pela Universidade Federal da Bahia, em 2016.

“A entrega do reconhecimento a Elza Soares é um momento histórico também para a cultura brasileira, em razão de ser a primeira vez que uma artista mulher e negra, ligada à música popular, recebe a distinção. Somente Maria Bethânia recebera tal título pela Universidade Federal da Bahia, em 2016”.

Trecho da nota divulgada pela UFRGS


Em vídeo divulgado pela UFRGS nas redes sociais, Elza disse que se tratava de “uma alegria muito grande receber a homenagem”.



Essa é a primeira honraria concedida pela UFRGS a um músico. Em 2017, a universidade homenageou o escritor e compositor Nei Lopes. O último doutor honoris concedido foi dado ao educador peruano Oscar Jara, em 2018.


Foto: Daryan Dornelles

UFRGS vai conceder título de Doutora Honoris Causa a Elza Soares

Por
- Conteúdos políticos e sociais divulgados de forma espontânea e direta para um público apreciador de música, cultura e arte em geral.