Festival Lula Livre endossa o grito por liberdade e democracia!

O Festival Lula Livre, que aconteceu no último domingo (2), na Praça da República, em São Paulo, foi um mix de emoções!

Assim como várias pessoas, fiz todo o trajeto de metrô, e já durante o caminho foi possível identificar a presença dos manifestantes. Muitos vestiam camisetas e carregavam faixas com frases de protesto.

A cor vermelha imperou por todos os lados.

Apesar da chuva, o clima era de alegria! A garoa fria de São Paulo não impediu que cerca de 80 mil pessoas marcassem presença no festival, que se iniciou às 14h30 e se estendeu até às 20 horas.

Ricardo Stuckert/Instituto Lula



Diversos músicos se apresentaram: Zeca Baleiro, Filipe Catto, Fernanda Takai, Otto, Odair José, Emicida, Tulipa Ruiz, Dead Fish… E é bom lembra que todos os artistas subiram no palco para realizar apresentações voluntárias, sem nenhum tipo de pagamento, apenas por grande e boa vontade em deixar alguma mensagem de resistência ao povo e para Lula.

Emicida durante o Festival Lula Livre
Ricardo Stuckert/Instituto Lula

“Não estou aqui para defender uma ideologia, ou um partido, ou levantar alguma bandeira, mas porque reconheço que Luiz Inácio Lula da Silva é um preso político e, enquanto isso, os porcos no poder só querem dinheiro, não pensam no povo, na cultura, na educação, na arte”.

Zeca Baleiro


Já Fernanda Takai ressaltou a importância de lembrar do amor em tempos tão difíceis:

“Lembro com carinho do governo Lula e do governo Dilma, que foram os governos do amor, onde os necessitados foram vistos”.


Cantor Otto durante o Festival Lula Livre
Ricardo Stuckert/Instituto Lula


O cantor Filipe Catto nos pediu para fortalecer os pequenos comércios: 

“Comprem na ‘vendinha’ da Dona Maria, se puder escolher, compre na Dona Maria! Os grandes supermercados já têm dinheiro demais, vamos nos ajudar!”


Odair José, no auge dos seus 70 anos de idade, não deveu nada ao cantar ‘Vou Tirar Você desse Lugar’ em homenagem ao ex-presidente. Foi um dos momentos mais emocionantes do festival, com certeza!

Odair José durante o Festival Lula Livre – Por Dani Melo


Todos os artistas ressaltaram a importância do investimento na educação, do incentivo à arte e do fortalecimento à cultura. 

Política é algo que realizamos o tempo todo, por isso, não consigo fazer de conta que ela não tem nada a ver comigo e com todos nós.

Em alguns momentos me pego pensando se estou do lado certo.

De lá, pregam a truculência militar, a repressão, a supremacia da elite; fecham os olhos à periferia, chamam estudantes de idiotas úteis. 

Já do lado de cá, escuto a voz de personalidades que sempre admirei dizendo às pessoas que “estudem!”, “se ajudem!”, “resistam!”, “não percam a alegria!”, “lutem para que a cultura não seja desvalorizada”… Sempre com um sorriso no rosto!

E são nesses momentos que as minhas dúvidas cessam e fico com a certeza de que estou, sim, do lado certo da história.

E sobre resistir, ainda acredito que nossa salvação está na alegria do povo brasileiro, no afeto, no amor.

Ricardo Stuckert/Instituto Lula



Contrariando tudo que o atual ‘presidente’ diz, o Festival Lula Livre contou com milhares de pessoas, todas esbanjando pensamentos positivos, cantando em uma só voz, dançando, trocando abraços, sorrindo…

A Praça da República foi tomada por clima leve, se tornando um lugar gostoso de se estar.

E todos aqueles cidadãos que pediram “Lula Livre” clamaram por democracia!

Ricardo Stuckert/Instituto Lula



Cada um dos presentes ratificaram a declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dizendo que ele é mais do que um ser humano. Lula representa uma ideia, e ideias não morrem!

E fazendo das minhas palavras às do meu amigo Relberth: “O povo grita Lula Livre não pelos erros dele, mas sim porque ele dá força e voz aos que foram esquecidos por anos”.

Hoje, para quem está embaixo sendo pisado pelo sistema, gritar ‘Lula Livre’ significa clamar pela própria liberdade!


Texto por Dani Melo
Fotos por
Ricardo Stuckert

Festival Lula Livre endossa o grito por liberdade e democracia!

Por
- Conteúdos políticos e sociais divulgados de forma espontânea e direta para um público apreciador de música, cultura e arte em geral.