Banksy: gênio ou vândalo? Exposição começa hoje em Lisboa

Reconhecido mundialmente por suas intervenções artísticas nas ruas do mundo todo, Banksy começou a grafitar muros e paredes utilizando spray e stencil ainda nos anos 80.

Com uma postura totalmente contestadora, o artista ficou marcado pelas críticas, sátiras e provocações contra grandes empresas (Disney e McDonald’s são alguns exemplos), governos (monarquia britânica, Brexit e o Estado de Israel) e até a própria polícia.

View this post on Instagram

. Archway salvaged from Heathrow Airport.

A post shared by Banksy (@banksy) on



Para Banksy, a street art foi a responsável por levar ao povo o verdadeiro acesso ao mundo da arte burguesa. Porém, nos dias atuais, o seus trabalhos estampam também as principais galerias e leilões das grandes cidades, levando a subversão a todos os patamares da sociedade.

‘Banksy: gênio ou vândalo?’, que já passou pelas cidades de Moscou, São Petersburgo e Madrid, acumulando a visita de mais de 600 mil pessoas, foi inaugurada hoje em Lisboa.

A mostra traz à Cordoaria Nacional 70 trabalhos que foram cedidos por colecionadores privados, contando com originais, vídeos, fotografias, esculturas e uma peça audiovisual que oferece pistas para que os espectadores adivinhem a identidade do grafiteiro.

Com produção da Everything Is New, a exposição fica na capital lusitana até o da 27 de Outubro.

SERVIÇO
Banksy: Gênio ou Vândalo?
Onde: Cordoaria Nacional: Av. da Índia, Lisboa
Quando: de 14 de Junho a 27 de Outubro (dom-sex 10h-19h, sáb 10h-20h)
Valor: €6 a €13 (há ainda modalidade de compra online com marcação de hora do bilhete).
Informações: 21 363 7635

Banksy: gênio ou vândalo? Exposição começa hoje em Lisboa

Por
- Conteúdos políticos e sociais divulgados de forma espontânea e direta para um público apreciador de música, cultura e arte em geral.