Preta Ferreira, apresentadora do boletim Lula Livre, e líderes de movimentos sociais são presos em SP

A cantora e apresentadora do boletim Lula Livre, Preta Ferreira, foi presa nesta segunda-feira (24), em São Paulo. Segundo informações do Movimento Sem Teto do Centro (MSTC), além dela, também foram detidos, temporariamente, Sidney, Ednalva e Angelica.

Em nota publicada em suas redes sociais, o MSTC afirmou que há mais decretos contra outras lideranças.

“Os advogados do movimento estão no DEIC, porque foi pedida a detenção temporária da Preta, Sidney, Ednalva e Angelica. Há mandados de busca, apreensão e prisão preventiva contra algumas lideranças. Não se sabe ao certo ainda quantas. Existe risco inclusive de prisão sem audiência de custódia nem possibilidade de pagamento de fiança. A orientação é que a gente vá ao DEIC prestar nossa solidariedade e protestar contra a criminalização dos movimentos sociais. Já temos três advogados acompanhando.”


Os mandatos foram expedidos pelo delegado André Vinicius Figueiredo e autorizados pelo juiz Marco Antonio Martins Vargas.

Imagem: Jornalistas Livres



Além de ser a responsável pela apresentação do boletim com notícias do ex-presidente Lula na TVT, Preta é filha de Carmen da Silva Ferreira, coordenadora da ocupação do Hotel Cambridge na capital paulista.

Carmem tem sido perseguida pelo Ministério Público de São Paulo e, em fevereiro, foi absolvida de um processo movido por promotores que a acusavam de extorquir dinheiro de moradores da ocupação.

As ações da ativista são reconhecidas internacionalmente, e já foram tema das bienais de arquitetura de Chicago, Nova Iorque e Veneza, assim como palco para o premiado filme ‘Era o Hotel Cambridge’, da cineasta Eliane Café.


Preta Ferreira, apresentadora do boletim Lula Livre, e líderes de movimentos sociais são presos em SP

Por
- Conteúdos políticos e sociais divulgados de forma espontânea e direta para um público apreciador de música, cultura e arte em geral.