Laurus Nobilis ‘quebra’ a serenidade do campo; veja as fotos do primeiro dia de fest

A Hedflow esteve presente em mais uma edição do Laurus Nobilis Music Famalicão, que decorreu no fim do passado mês de Julho. Cada vez mais pautado por sonoridades pesadas e por bandas de renome no panorama alternativo, o cartaz quebrou a serenidade do campo, fazendo questão de mostrar o que se faz por cá em termos de underground.

A organização fez questão de dar o devido destaque às bandas portuguesas de géneros tão diversos, como, por exemplo, Miss Lava, Besta, Simbiose e Gwydion, nos presenteando também com grupos estrangeiros marcantes, como Samael, Entombed AD e Crematory.

O crescimento é notório, tanto nos nomes mencionados no alinhamento, como nas melhorias do recinto, incluindo a zona de campismo, que este ano foi agraciada com chuveiros de água quente e com a existência de piscinas para deleite dos ‘festivaleiros’ que ali pernoitaram.

Houve também uma clara preocupação ambiental (o festival estava localizado numa zona bastante campestre). Este ano o Laurus aderiu, e muito bem, aos copos reutilizáveis, evitando assim o desperdício poluente do plástico.

No primeiro dia oficial (pois já tinha havido a recepção na tarde anterior), a malta contou com os nacionais Second Lash, Wrath Sins e Hochiminh no palco secundário. Aos Miss Lava coube uma abertura do palco principal  com o seu rock psicadélico competente e cheio de groove.

Seguiram-se os Peste e Sida a continuar a onda lusófona, abrindo o ‘bailarico’ na frente do palco. ‘Bule Bule’, ‘Sol da Caparica’ e ‘Já estás com os copos’ foram alguns clássicos revisitados.

Os suecos do Entombed AD trouxeram uma toada mais agressiva, abrindo oficialmente a época do mosh no Laurus 2019, dando-nos a primeira prova de um novo tema a fazer parte do lançamento do álbum previsto para este mês de Agosto.

Os Fleshgod Apocalypse encerraram a noite com pompa e circunstância! Caracterizados de uma forma mais dramática, o contraste com a simplicidade das bandas anteriores foi visível, trazendo um sabor mais apoteótico ao fecho do primeiro dia e deixando-nos com expectativas positivas para os demais!

Continua…

Texto e fotos por Helena Granjo

Laurus Nobilis ‘quebra’ a serenidade do campo; veja as fotos do primeiro dia de fest

Por
- Conteúdos políticos e sociais divulgados de forma espontânea e direta para um público apreciador de música, cultura e arte em geral.