A 13ª edição do festival Setembro Negro, criado em 2002, voltou à ativa no ano passado e promete um evento com o melhor do metal extremo dias 6, 7 e 8 na capital paulista.
Serão 3 dias de ‘pancadaria’ no já conhecido Carioca Club, com nomes de respeito, como os veteranos do Incantation, Cirith Ungol, Vomitory, Gorgasm e Rotten Sound, além de bandas mais recentes, porém com muito peso e prestígio: Full of Hell, UADA, Midnight e Monolord.
Em 2018 o evento retornou com um cartaz de dois dias, trazendo headliners importantes (destaque para At the Gates e Coven). Em toda sua trajetória, o Setembro Negro foi capaz de promover a ida de bandas clássicas que vão desde o Morbid Angel, Belphegor e Dark Funeral, passando por outros grupos que sempre se destacaram em grandes palcos da Europa e nos EUA.
Em entrevista recente ao site VICE, Edu Lane, da Tumba Productions, responsável pelo festival, disse que mesmo com os problemas de crise econômica e com o crescente conservadorismo no Brasil, a cultura da música pesada nunca dependeu desses tipos de posicionamentos.
“Somos uma cultura que nunca dependeu do ‘mainstream’, nem da igreja, nem da política, nem da economia do país ou de setores conservadores”, afirmou.
Sobre o desenvolvimento e a persistência em realizar um fest tão potente e com bandas que apresentam propostas diferentes dentro do universo da música pesada, Edu apostou na diversidade.
“De fato, desde a primeira até a décima primeira edição, o festival foi mais focado no black e no death metal. Quando retornamos no ano passado, sabíamos que era necessária essa evolução e optamos por não mais limitar o evento a apenas duas vertentes da música extrema e sim abranger todas as vertentes/estilos. Essa segmentação de estilos/públicos só enfraquece o movimento, a nossa cultura”, completou.
SERVIÇO
Setembro Negro Fest 13ª edição
Dias 6, 7 e 8 de Setembro de 2019.
Carioca Club
Rua Cardeal Arcoverde, 2899 – Pinheiros – São Paulo
Ingressos: https://www2.clubedoingresso.com/evento/setembronegro
Foto em destaque por Helena Granjo