A organização do Rock in Rio fez uma viagem no tempo e relembrou que desde sua primeira edição, em 1985, atua na construção de um mundo melhor. E por acreditar neste movimento, o festival, que já reuniu toda uma juventude para comemorar a volta da democracia e que já parou por três minutos de silêncio pedindo paz, entre muitas outras iniciativas, agora, usa toda a sua força, ao incorporar a palavra “Tod+s” ao mote “Por Um Mundo Melhor” e empoderar seu público para uma construção coletiva.
“A cada edição olhamos para dentro de casa e repensamos em como nos envolver ainda mais dentro deste propósito. Para ratificar esse momento, adotamos o símbolo de adição, “+”, que significa a junção do festival às atitudes que acreditamos. Queremos, com esta mudança, expandir o nosso universo e incentivar o público a participar e mostrar o poder de transformação que cada um tem dentro da sociedade”, convoca Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio.
O propósito de construção de um mundo melhor também foi o que motivou a parceria com a Natura, que é referência em sustentabilidade e ações de impacto positivo. As marcas se uniram na co-construção de uma nova atração para o festival e no desenvolvimento de ações de engajamento em prol da transformação.
Um dos desdobramentos dessa parceria será um desafio digital que propõe que as pessoas criem novos hábitos e gerem suas próprias mudanças, como um marco zero em suas vidas, como aquelas resoluções de um ano que se inicia. No total, serão 21 desafios.
“Uma provocação que ganhará nossos canais de comunicação para que o público mostre que é capaz de mudar hábitos não apenas de forma individual, mas especialmente coletiva. Vamos usar toda a nossa plataforma de comunicação como uma impulsionadora de atitudes”, diz Roberta.
“A Natura é uma empresa que nasceu com forte preocupação pelas pessoas e pelo mundo. Ao longo dos anos, estabelecemos a ambição de gerar impacto positivo nas esferas social, ambiental, econômica e cultural, gerando e compartilhando riqueza para os nossos públicos e entendemos que o engajamento das pessoas é a chave para a transformação que a Natura busca com o movimento O Mundo Mais Bonito Com Você”, afirma Maria Paula Fonseca, diretora global da marca.
Vídeos dos desafios postados por fãs e influenciadores podem ganhar telão do Palco Mundo
A ação ganhará vida das redes sociais do Rock in Rio e da Natura – Instagram e Facebook. No total serão 21 desafios divididos em sete dias, ou seja, três conquistas por dia que abraçam três diferentes temas: Desafie o seu eu; Conecte-se com o outro; e Abrace seu planeta. Para cada um destes assuntos, uma relação de sete possíveis e factíveis vitórias. E, ao final de uma semana, um coletivo muito mais capaz e pronto para lutar “Por Um Mundo Melhor”.
Entre os desafios propostos, estão:
• Elogie-se no espelho;
• Faça um elogio a alguém;
• Procure um espaço verde perto de você, entre em contato com a natureza. Contemple a beleza do planeta;
• Não deixe o cansaço da semana atropelar o seu dia. A cada duas horas, pare uns minutinhos, estique-se e hidrate-se;
• Hoje é dia de celebrar a semana, encontre amigos e coloque o papo em dia;
• Já pensou que não dá para jogar lixo fora? Nossos resíduos ficam sempre no nosso planeta. Experimente passar o dia inteiro sem usar descartáveis. Dê preferência aos copos reutilizáveis, canecas e canudos sustentáveis;
• Que tal conhecer uma banda que você não conhece e explorar novos estilos?;
• Doe seu tempo, ofereça-se para ajudar alguém!
As pessoas que mais se engajarem terão seus posts replicados nas redes do Rock in Rio. Além disso, para amplificação da mensagem por um mundo melhor e mais bonito, os usuários e influenciadores que gravarem vídeo contando a experiência de participar da ação poderão aparecer no telão do Palco Mundo durante os sete dias de Rock in Rio.
Fans 4 Change – Leilão Por Um Mundo Melhor
Para quem acredita que o mundo melhor é possível, ele ficará ainda mais incrível com o leilão de instrumentos musicais que será feito a partir das doações de artistas e com a assinatura dos mesmos.
No dia 26 de agosto, os itens já poderão ser adquiridos pela plataforma É Solidar – www.esolidar.com (responsável por todos os leilões realizados pelo Rock in Rio). Os itens são os mais variados, de prato de bateria e guitarra assinados pela banda Marron 5 a guitarras de Justin Timberlake, Red Hot Chilli Peppers, Paralamas do Sucesso, Ivete Sangalo, entre inúmeros outros.
Desde o primeiro leilão, realizado em 2016, a arrecadação já chega a quase R$ 500 mil. Nesta edição, assim como em 2017, todo o valor angariado terá como destino o plantio de árvores na Amazônia, com gestão do FUNBIO e execução do ISA.
“Para o Rock in Rio, o Rock é uma atitude positiva, questionadora, com potencial transformador. O festival é uma plataforma para conectar pessoas de diferentes gostos, origens e opiniões. O nosso sonho é que, independentemente de como entram ali, todos saiam energizados e sintonizados, prontos para adotar atitudes positivas que construam, hoje, um futuro melhor para todos. O Amazonia Live materializa o que acreditamos”, explica Roberta.
Na Educação, Rock in Rio mobiliza alunos da rede pública de ensino e incentiva a construção de um mundo melhor a partir da música O Rock in Rio promove, em parceria com as secretarias Estadual e Municipal de Educação, um concurso de redação nas escolas da rede pública de ensino. No total, serão premiados 500 alunos que terão direito a um par de ingresso para ir ao Rock in Rio.
A ação totalizará uma entrega de mil ingressos. No Estado, o concurso será realizado em escolas localizadas nas comunidades das quais são oriundos os artistas que se apresentarão no Espaço Favela, uma nova área do evento para a edição de 2019. A seleção dos textos contará com a participação dos professores e todo o regulamento ficará a cargo da SEEDUC (Secretaria Estadual de Educação), que engajará jovens a partir do tema “Todos Juntos Por Um Mundo Melhor”.
Eles deverão trazer ideias que estejam ao seu alcance para transformar a cidade em um Rio melhor para todos nós. Já no município, o tema será “Meu Encontro com a Música” e o projeto estimula a escrita inovadora e as vivências do aluno com a música, além do impacto da atividade na sua visão de mundo, expectativas, ambições e sonhos. Poderão se inscrever alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.
Cada escola escolherá uma única produção para representar a Unidade Escolar junto à CRE (Coordenadoria de Educação Básica), que avaliará as produções seguindo os critérios de clareza, coesão, coerência e originalidade.
Foto em destaque por Fernando Ferraz / Agência Approach