Rock in Rio 2019 começa com surpresas e protestos de artistas brasileiros

A Edição 2019 do Rock in Rio começou debaixo de chuva. Desde quinta-feira (26) a garoa não deu trégua, mas isso não impediu o público de se divertir diante de tantas atrações diferenciadas. Apesar do evento ter inciado na sexta, a cobertura da #Hedflow começou no sábado (28), onde o Foo Figthers era a grande atração do festival.

Mais uma vez presenciamos o poder que a música tem de espantar qualquer baixo astral em um dia molhado! Logo às 15h30 a banda Eggo kill Talent subiu ao Palco Sunset para abrir uma série de shows que faria muita gente pular, agitar, abrir rodas de mosh e gerar histórias para toda a vida!



Ao mesmo tempo, no Palco Itaú, todo mundo foi surpreendido pelo pocket show da Liniker e os Caramellows, que convidou o cantor Criolo para uma performance especial. O músico acaba de voltar de uma turnê de sucesso pela Europa, além de ter recebido na última semana uma indicação do Grammy Latino 2020 como Melhor Vídeo Musical Versão Curta para a canção ‘Boca de Lobo’. O momento da galera sendo surpeendida pela atração foi bonito de se ver e a gente registrou tudo lá no nosso Instagram!

Simultaneamente, no Palco Rock District, rolava a apresentação da banda Tamo Aí na Atividade, em tributo especial ao Charlie Brown Jr. Foi o momento nostalgia do dia, misturado a fortes emoções. A comoção era visível no rosto das pessoas que, a cada canção, cantavam em uníssono.

Em seguida, o Detonautas, outra banda que ganhou muito destaque no mainstream brasileiro, fez a vez e trouxe temas importantes que vão além da música. O vocalista, Tico Santa Cruz, fez questão de lembrar a importância da campanha de prevenção ao suicídio, #SetembroAmarelo, e pediu que as pessoas deixem a intolerância religiosa de lado.



Enquanto a plateia gritava “Ei, Bolsonaro, vai tomar no c*”, o líder da banda interrompeu dizendo “Não vamos invocar nenhuma energia negativa. O amor é a única revolução verdadeira!”.

Aproveitando o embalo, abriram o espaço para o Pavilhão Nove, que agradeceu o convite e a oportunidade de estar alí a dividir um grande momento com o Detonautas. As músicas ‘Você me faz tão bem’, ‘Quando o sol se for’ e ‘Trilha do futuro’ foram os pontos altos da perfomance em duo.

Às 18 horas em ponto foi a vez da ‘dobradinha’ CPM22 e Raimundos iniciarem as apresentações da noite no Palco Mundo. Com um setlist cheio de grandes sucessos, as duas bandas tocaram como se fossem uma só, onde Badauí e Digão revezaram os vocais.

Entre as canções, cantadas em coro pelo público por muitas vezes, ‘Mulher de Fases’, ‘Dias Atrás’, ‘A Mais Pedida’, ‘Eu Quero Ver o Oco’ e ‘O Mundo Dá Voltas’ foram escolhidas a dedo pelos grupos, encerrando como sucesso ‘1 Minuto Para o Fim do Mundo’.



Já os veteranos do Titãs chegaram com todo gabarito de Branco Mello nos vocais, Sérgio Britto nos teclados e Tony Bello no comando da gruitarra e violão para celebrar vários hinos da banda, com direito às belíssimas ilustrações feitas por Rita Lee que foram projetadas ao fundo do Palco Sunset. Também teve espaço para um tributo a Raul Seixas com a canção ‘Aluga-se’ e uma participação especial da cantora Ana Cañas, que se juntou para cantar ‘Comida’ e ‘Sonifera Ilha’. A artista também aproveitou o momento para fazer um apelo a causa feminista, gritando frases como “Respeita as minas!” e “Fogo no patriarcado!”. Finalizando o espetáculo, os Titãs encerraram sua participação nesta edição ao lado do rapper Edi Rock, do Racionais MCs, que cantaram juntos ‘Diversão’, ‘Bichos Escrotos’ e fecharam com versos de ‘Polícia’.

Enquanto isso, no Palco Mundo, o Tenicious D, liderado pelo músico e também ator, Jack Black, reuniu uma multidão de gente! Com vários momentos cômicos e que só eram possíveis de serem compreendidos para àqueles com o inglês em dia, a performance não deixou de contagiar o festival. O ápice da apresentação foi a participação de Júnior Groovador, um baixista brasileiro que viralizou na internet depois de publicar um cover de ‘Smells Like Teen Spirit’, do Nirvana, no ritmo do forró.

Foto: Divulgação/Diego Padilha/IHF



Pontualmente às 21h15 foi a vez do Whitesnake, liderado por David Coverdale, a subir ao palco e levar os fãs à loucura! Depois de 34 anos, a banda regressou ao Rock in Rio depois da estreia na edição de 1985, ao lado de grandes nomes do rock mundial, como AC/DC, Scorpions e Black Sabbath. Depois do lançamento do seu 13º álbum, Flesh & Blood, a banda embalou o sábado a noite as canções ‘Still of the Night’, ‘Is This Love’ e o sucesso dos anos 80, ‘Love Ain’t No Stranger’, que fez muita gente cantar junto!

Antes da grande atração da noite, o Foo Figthers, tivemos a excelente apresentação do Weezer, que realizou uma performance sem erros no Palco Mundo. O quarteto californiano fez sua primeira passagem pelo Rock in Rio e agradou todos os fãs que curtiram o momento ao som de clássicos como ‘Hash Pipe’, ‘Buddy Holly’ (que ganhou uma reinterpretação em a cappella), ‘Island in The Sun’, ‘Beverly Hills’ e ‘Say It Ain’t So’ para finalizar. Destaque também para os momentos covers de Black SabbathA-haThe Turtles, Green Day e Nirvana.

 Divulgação/Wesley Allen/IHF



Fechando a noite com um ‘concerto de ouro’, a banda liderada pelo carismático Dave Grohl conseguiu proporcionar ao fãs momentos marcantes e viscerais. Foram quase duas horas com a multidão nas mãos, percorrendo a discografia completa do Foo Figthers. “Vocês querem todos os discos? A gente toca todos os discos!”, exclamou Dave.

Entre os clássicos, o grupo mandou ‘One By One’, ‘The Pretender’, ‘My Hero’ e ‘Monkey Wrench’, dando espaço até para um cover de ‘Under The Pressure’ do Queen, com Grohl na bateria e Taylor Hawkins nos vocais.

O dia 28 com certeza entrará para a história do evento, pois, mesmo com todos os problemas que o Rio de Janeiro vêm enfrentando, o Rock in Rio está sendo capaz de proporcionar momentos de alegria, epifania e comunhão, mostrando que é possível conviver e curtir bons momentos em paz e harmonia.


Fotos por Angelo Henrike

Rock in Rio 2019 começa com surpresas e protestos de artistas brasileiros

Por
- Conteúdos políticos e sociais divulgados de forma espontânea e direta para um público apreciador de música, cultura e arte em geral.