Preto no Metal: exposição fotográfica do projeto acontece em Porto Alegre

O projeto Preto no Metal é a reunião de fotografias de músicos negros atuantes no cenário heavy metal do Rio Grande do Sul, retratando a realidade destes artistas em um contexto de pouca apropriação étnica versus estilo musical. Futuramente, a iniciativa também dará vida ao documentário.

Historicamente, a música ‘pesada’ contou com poucas personalidades negras, tanto no Brasil quanto no resto do mundo. Na região Sul do Brasil, por exemplo, essa representatividade é ainda menor, por ser uma local de colonização predominantemente europeia.

O objetivo principal do projeto é proporcionar ao negro uma forma de ter voz ativa no heavy metal e, assim, fomentar o seu ingresso nesse cenário, incentivando-o a ter uma carreira na música pesada, seja como músico instrumentista, vocalista ou ainda produtor musical.

O Preto no Metal surgiu quando a fotógrafa, Indy Lopes, captou algumas imagens de um músico negro atuante no cenário underground de Porto Alegre. Após reunir o portfólio, juntamente com alguns amigos, surgiu a ideia de realizar um ensaio fotográfico somente com a negritude atuante na cena, transformando o material em uma exposição.

O Coletivo L.I.V.R.E., que envolve fotógrafos, cineastas, publicitários, músicos e produtores culturais, está dando voz ao projeto, elevando o questionamento da falta de representatividade étnica no metal. Indy Lopes, Dênis Lapuente e Lohy Silveira são os idealizadores e responsáveis pela iniciativa.

A exposição Pretos no Metal contará também com um bate-papo entre os envolvidos no Coletivo e o público. O material será exibido gratuitamente na próxima semana, nos dias 23 e 24 de Outubro, na Casa Obscura (Rua Garibaldi, 776), em Porto Alegre. Tanto na quarta como na quinta-feira, a exposição estará aberta ao público a partir das 19 horas.

Foto em destaque por Indy Lopes

Preto no Metal: exposição fotográfica do projeto acontece em Porto Alegre

Por
- Latino-americana, imigrante e jornalista. @sttefanicosta