Escritora luso-brasileira lança livro de poesias em Portugal

Portuguesa de família (a mãe nasceu no Porto e o avô paterno, em Coimbra), Alexandra Maia prepara-se para voltar às origens como autora. “Um objeto cortante”, o seu segundo livro de poesias, será lançado no dia 20 de outubro, no Festival Literário Internacional de Óbidos, o Fólio, e no dia 22, na Livraria da Travessa, em Lisboa. 

“Tenho primos no Porto e em Lisboa e cresci ouvindo histórias de Portugal. Conheci Lisboa com 20 anos e me apaixonei. É o único lugar no mundo em que eu me sinto à vontade de viver. Ando pelas ruas da cidade e me reconheço nas caras das pessoas. Penso que podia ser uma tia ou uma avó. É muito reconfortante”, diz Alexandra, que nasceu e cresceu no Rio de Janeiro.

Além dos laços familiares, a estreia no mercado literário português tem um gosto especial por outro motivo.



“Lançar um livro de poesia na terra de Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner e Eugénio de Andrade é uma honra. Porque eu li e reli esses poetas milhares de vezes. Eles fazem parte da minha formação como poeta”, declara-se a autora.

“Um objeto cortante”, editado pela Gato Bravo, chega às livrarias portuguesas antes de ser lançado no Brasil e 20 anos depois do primeiro livro de poesias de Alexandra Maia, “Coração na boca”.

“Precisei viver outras coisas para lançar esse segundo livro”, explica a escritora, que dessa vez escreveu sobre o amor e a falta dele. “Não só o amor pelo outro. Também pela solidão, pelo escrever, pelo tempo, pelas pessoas que me rodeiam. E é também um mergulho. Há um poema logo no início (“Depois”), que fala sobre o que é mergulhar em si e, de dentro, entender as pérolas que os poemas são”, afirma Alexandra, que recebeu elogios pela obra do poeta angolano Ondjaki e da premiada poetisa brasileira Adélia Prado.

LANÇAMENTOS DE “UM OBJETO CORTANTE” EM PORTUGAL

Festival Literário Internacional de Óbidos (Fólio)
Dia: 20 de Outubro
Horário: 16h30 
Objecto verso
Apresentação de “Um objeto cortante” de Alexandra Maia e “Voltar a ler: alguma crítica reunida” de António Carlos Cortez

LIVRARIA DA TRAVESSA – CASA PAU-BRASIL
Editora Gato-Bravo
Dia: 22 de Outubro na Livraria da Travessa, Lisboa
Horário: 18h30 
Onde: Rua da Escola Politécnica, 46

Escritora luso-brasileira lança livro de poesias em Portugal

Por
- Latino-americana, imigrante e jornalista. @sttefanicosta