Santa Jam Vó Alberta cantando blues em SP por dias melhores

Na última quinta-feira (7), tomei a decisão acertada de assistir a Santa Jam Vó Alberta no Bona, uma casa de música bem aconchegante localizada em Pinheiros, zona sul de São Paulo. Lá eles recebem diversos músicos para eventos que valem muito a pena. É tão aconchegante que o palco parece a sala de alguma casa muito gostosinha! Os artistas cantam de costas para uma estante que está sempre ganhando vida. Toda vez tem um item diferente por lá, seja um livro, ou uma plantinha, já que uma estante não pode ser esquecida numa casa que apoia a cultura!

No show daquela noite a proposta foi a de tocar o blues de Robert Johnson, mas do jeito deles, é claro! Tudo numa versão que te dá vontade de dançar, e, quando você menos espera, já está sorrindo!


Uma das coisas boas do Bona é essa sensação de estar entre amigos. Tudo é muito próximo. Os músicos da Santa Jam conversam com a gente, contam uma piada entre as músicas, nos fazem relaxar e sempre compartilham a história por trás das composições, o que dá um toque de apreciação muito maior.

Assim foi feito quando Dan e Borghi tocaram juntos a música ‘Freight Train’, da Elizabeth Cotton, e, na sequência, Pedro Cury nos revelou que Elizabeth compôs a letra como uma canção de ninar aos seus netos. Porém, o sucesso foi tanto que diversos artistas regravaram essa música, incluindo Bob Dylan.

Por que acertei ao ver a apresentação da Santa Jam? Além da boa música, a mensagem que os integrantes nos passaram foi sobre a necessidade de espalhar coisas boas, de recuperar a alegria, de reforçar o bem.

Matheus Cassimiro fez questão de recordar a origem do blues. Os negros, que sofreram tantos anos como escravos, tiveram seu único refúgio na música, e cantavam sobre ter esperança por dias melhores. E foi justamente isso que ele nos pediu: “acreditar em dias melhores!”.

Continuando sua mensagem, o músico também explicou que o blues é sobre a tristeza, mas também pode ser a vacina em dose certa contra a própria tristeza que se canta. Confesso que fiquei emocionada!

A Santa Jam também recebeu no palco a querida banda Picanha de Chernobill, resultando numa parceria belíssima! E para lutar contra o fascismo que estamos vivendo, contamos sim com o blues em sua dose certa, com os amigos e com a cultura.

Em breve mais novidades sobre a banda Santa Jam Vó Alberta, que tem o lançamento do seu primeiro álbum autoral programado para o dia 06 de Dezembro deste ano!

Texto e fotos por Dani Melo

Santa Jam Vó Alberta cantando blues em SP por dias melhores

Por
- Nascida nos anos 90 e apaixonada por música e escrita, é fã de Beatles e Rolling Stones. Acredita que escrever é como soltar pássaros de gaiolas. Instagram: @eladaninelo @daniescreve / Twitter: @danislelas