Muitos artistas assumem um sentimento depressivo, outros não. A classe artística sofre com problemas psicológicos e depressivos, seja durante o processo de criação ou no enfrentamento do mundo real. Viver da arte, principalmente no Brasil, requer muito mais do que apenas ‘esforço’. Ser artista também obriga o criador a sobreviver e confrontar os ‘demônios’ externos e internos.
‘Renascer’, música e videoclipe que marcam o retorno da banda Maquinarios, resume todo esse conceito, transitando entre o real e o sobrenatural. E se tratando de realidade, o grupo catarinense/riograndense vive, literalmente, uma vida de vários percalços nos quais o quarteto sempre batalha para alcançar reconhecimento.
Dois desses obstáculos são o fato da banda ser interestadual e também da luta do vocalista Watson Silva para tratar o filho de 2 anos, que adquiriu paralisia cerebral por conta de uma negligência médica.
‘Renascer’ é alma da Maquinarios nessa nova fase. Um clipe simples, metafórico, mas áspero no sentido de exibir ao espectador uma atmosfera da decadência e ambiguidade de quem vive a sensação de ser ‘insignificante’ numa sociedade que marginaliza o artista e todas as suas formas de expressão.
A protagonista do vídeo, interpretada pela atriz Isadora Cordeiro, é uma pintora que permeia entre os vícios, escárnios e ambiguidades de uma artista em colapso, que chega a ser literal quando a personagem passa a viver uma relação de amor e ódio com o talento presente em seu espírito.
A banda Maquinarios já traçava essa linha de simbologias, suspense e terror no seu primeiro clipe, intitulado ‘Um grito na noite’, produzido em 2015 pela My Name is Films (conhecida por trabalhos como CPM 22 e Scalene).
Confira também o mini-documentário que conta como foi pensando e produzido o videoclipe para o single ‘Renascer’, um lançamento exclusivo da Canil Records.
Foto em destaque por Isadora Cordeiro