A banda de hardcore/crust Manger Cadavre? acaba de estrear o clipe de ‘Caminhos de Ferro’, música do álbum mais recente, AntiAutoAjuda. O lançado oficial do disco aconteceu em 1º de Maio, data que também marca o Dia do Trabalhador.
O cenário usado para as filmagens foi a cidade de São José dos Campos, em São Paulo, berço do grupo formado por Nata Nachthexen (vocal), Marcelo Dod (guitarra), Marcelo Kruszynski (bateria) e Jonas Morlock (baixo).
Na história, a banda se encontra para tocar nos trilhos de um trem fazendo a ligação necessária ao nome e conteúdo da faixa (“anseio sair dos trilhos”, diz um dos trechos) em uma atmosfera subterrânea e underground com direito a um urubu (sim!) que premiou as filmagens surgindo no set espontaneamente, como conta a vocalista Nata.
‘Caminhos de Ferro’ foi produzido pela Head Label Audiovisual com direção e edição de Walter Andrade.
AntiAutoAjuda
O álbum AntiAutoAjuda trata do adoecimento psicológico do trabalhador frente a superexploração de sua força produtiva provocada pela sociedade do consumo. O trabalho recebeu orientação e revisão dos psicólogos Elis Cornejo, do Instituto Vita Alere (co-autora do livro ‘Histórias de sobreviventes do suicídio’) e Thiago Bloss, Professor da Universidade Nove de Julho.
O disco foi escrito pela vocalista Nata Nachthexen com referências teóricas nas obras ‘O mal estar na civilização’, de Sigmund Freud, ‘O Tempo e o Cão – A atualidade das depressões’, de Maria Rita Kehl e ‘Infoproletários – A degradação Real do Trabalho Virtual’, de Ricardo Antunes. As letras de ‘AntiAutoAjuda’ foram inspiradas ainda no impacto emocional positivo relatado por pessoas que passaram a fazer parte de coletivos sociais.
Sobre Manger Cadavre?
A Manger Cadavre? (Comer Cadáver?) luta pelo fim da exploração. Com letras a partir do recorte de classe, faz um hardcore com influências do crust, extremamente politizado. A banda teve início em 2011 e na discografia conta com os singles, splits e os álbuns Existimos, Sua Justiça, Origem da Queda, Limbo, Senhores da Moral, Revide, AntiAutoAjuda e Inflamar.
Manger Cadavre? já se apresentou em grandes festivais nacionais, como Setembro Negro, Oxigênio Festival, Abril Pro Rock, entre outros, além de ter percorrido todas as regiões do Brasil.