Com lugar de destaque assegurado no panteão da música pesada, uma dúzia de álbuns aplaudidos de forma universal e em estado de graça desde que lançaram o apaixonante Earth Rocker, os Clutch vão, por fim, mostrar a sua força arrebatadora pela primeira vez em Portugal, nos dias 3 e 4 de Agosto de 2020, no Hard Club do Porto, e no Cineteatro Capitólio, em Lisboa.
Liderada por Neil Fallon, as canções produzidas são tão poderosas que os Clutch acabaram se tornando uma daquelas poucas bandas que transcendem qualquer tendência musical. A mais primitiva das almas do blues, a mais feroz das atitudes rock e os ritmos mais pesados do funk, juntos num só lugar, transformaram o grupo numa máquina incrivelmente bem oleada durante duas décadas de carreira, iniciada em 1991.
Quatro homens de Maryland, nos Estados Unidos, a aperfeiçoarem a fusão de punk/hardcore, metal, funk e, sim!, rock pesadão enraizado nos blues, num som muito satisfatório a todos os níveis. São as letras altamente narrativas, às vezes bizarras, debitadas com classe por cima dos riffs fortes e da secção rítmica elástica, que tornam o quarteto ainda mais incrível.
Ao longo dos tempos, o som dos norte-americanos evoluiu das raízes no punk e hardcore, abraçando funk, blues e rock a gosto. Em 2013, lançaram então Earth Rocker, a apoteose de um crescimento que, de The Elephant Riders ao mais recente Book Of Bad Decisions, passando por Pure Rock Fury ou Strange Cousins From The West, que mostrou um grupo com identidade bem definida, mas sem medo de alargar os horizontes.
O disco #10 foi, no entanto, o verdadeiro divisor de águas. De repente, havia muito mais gente interessada no que os fãs adoravam há mais de 20 anos, mas foi a perseverança dos músicos que fez dos Clutch uma das maiores bandas de ‘culto’ do séc. XXI – um farol para os discípulos do rock’n’roll honesto, sem pretensões.
Os bilhetes para o concerto custam 25€, e a venda começa hoje (13/12) nos locais habituais ou online.