Devonts: duo traz empatia e coragem para o videoclipe de Engrenagens

Não é segredo que para ser artista no Brasil não basta talento e vontade, é preciso também muita coragem. O momento que vivemos é marcado cada vez mais pela repressão, manipulação da verdade e desvalorização do proletariado. E falando em coragem, podemos citar o duo de folk-rock brasileiro, Devonts.

Pedro Rui Von e Denis Cruz são naturais de Bragança Paulista, cidade do interior de São Paulo, e desde 2014 vêm ganhando o Brasil através da música e de letras sempre reflexivas.

Tocando canções autorais, as letras muitas vezes abordam problemas sociais de forma leve e sagaz, mesmo que isso pareça impossível.

Pedro e Denis são duas figuras interessantíssimas!

Assim como o trabalho que fazem no palco, tocando como banda, imagino que suas cabeças funcionem da mesma forma, sempre tirando um coelho da cartola. Os dois são extremamente criativos, curiosos, empenhados e exímios em sua música.


Recentemente, a banda lançou o novo clipe da música ‘Engrenagens’, que faz parte do álbum, Alguns Anos Daqui. O vídeo é um questionamento contra o retrocesso em suas várias formas: a falsa crença em um salvador da pátria, a manipulação das massas com fake news e o culto às armas.

A canção foi totalmente desconstruída e rearranjada nesta releitura: os músicos Denis Cruz e Pedro Nunes trocam a bateria e o violão, seus respectivos instrumentos, por conga e viola caipira, e se uniram a mais quatro músicos, a cantora alemã YVY, com seu timbre forte e doce, Erick Sabino (piano Rhodes), Ivan Barreto (percussão) e Marcos Alma (baixo), produtor do último disco dos Devonts.

Seguindo o exemplo do single ‘Impressão sua’, de 2015, ‘Engrenagens’ não deixa de lado um pedido de reflexão sobre os abusos sociais e políticos do Brasil.

“Essa nova consciência
Vem em nossa direção
Não precisa de messias
Pra qualquer conciliação
Pois, apesar da propaganda
Sobre guerra entre nações
Não carregará conflitos
Das antigas gerações”

É com ‘Engrenagens’, assinada por Pedro Nunes e com contribuição de Marcos Alma, que os Devonts encerram o ciclo do álbum, Alguns Anos Daqui.

“A música dá a ideia de que precisamos muito mais nos apoiar como um todo e desenvolver empatia ao invés de buscar um herói pra isso, então por isso resolvemos apresentá-la assim: cantando em coro, valorizando a união e o espírito democrático.”, explica Pedro.

Surgida com a ideia de gravar ‘jam sessions’ em plano sequência no próprio estúdio, a concepção do vídeo é do produtor Marcos Alma, com registro de Neube Neto.

Em breve, o Devonts deve vir com novidades, e contaremos mais aqui.

Assista ao videoclipe de ‘Engrenagens‘:


Foto em destaque por @elvisfotografandocidades

Devonts: duo traz empatia e coragem para o videoclipe de Engrenagens

Por
- Nascida nos anos 90 e apaixonada por música e escrita, é fã de Beatles e Rolling Stones. Acredita que escrever é como soltar pássaros de gaiolas. Instagram: @eladaninelo @daniescreve / Twitter: @danislelas