O baterista da banda SWMRS foi acusado de abuso sexual por sua ex-namorada, a cantora Lydia Night (The Regrettes), no final da tarde desta segunda-feira (20), em sua conta pessoal no Instagram.
As acusações contra Joey Armstrong, que também é filho de Billie Joe Armstrong (Green Day), vêm a público um dia após os californianos do SWMRS se posicionarem contra outras bandas expostas, oferecendo suporte às vítimas. Segundo Lydia, o posicionamento “inacreditavelmente hipócrita”, feito no perfil oficial do grupo, a motivou para fazer a publicação.
Em um longo texto, Lydia conta que começou um relacionamento com Armstrong quando tinha apenas 16 anos, e o baterista 22. Segundo a cantora, Joey sempre a pediu para manter o namoro “em silêncio”, pelo menos até a maioridade da garota. Lydia ainda escreve que, em diversos momentos, se sentiu pressionada sexualmente pelo rapaz e que ele sempre tentou controlar a situação:
“Por muito tempo eu achei que isso era simplesmente algo tóxico e sobre o qual não valeria a pena falar a respeito, mas agora eu sei que as coisas pelas quais eu passei foram abuso emocional e coerção sexual de alguém em uma posição de poder (…) É importante para mim que Joey e toda a sua banda sejam responsabilizados para entender completamente que apesar de eles se enxergarem como ‘bonzinhos’ estão perpetuando exatamente a cultura tóxica que estão criticando.”
No texto, ela também explica que era fã da banda e ficou muito empolgada quando recebeu um convite para que eles tocassem juntos:
“Eu percebi que era a única integrante da banda que Joey seguia, mas na época não dei bola. Ele sabia que eu tinha 16 anos e ele tinha 22 (…) Por causa da nossa diferença de idade, Joey me pedia continuamente para manter nosso relacionamento o mais secreto possível, e eu o fiz. Tivemos várias conversas em que ele dizia algo como ‘Eu quero fazer isso no seu ritmo’ e ‘Eu não quero fazer sexo até você ter 18 anos’, mas depois agia de maneiras completamente contraditórias, me pressionando em situações sexuais.”
Ao falar sobre sua motivação para expor o caso, Lydia Night revelou que o posicionamento “ilusório” da banda não ajuda em nada a causa feminista, pois não passa de hipocrisia. “Não é apenas um gatilho para mim como vítima, mas é uma besteira completa e precisa ser exposta.”
Lydia Night também esclareceu que ainda sofre com os traumas do relacionamento, e que chegou a conversar com Joey sobre isso recentemente, mas o músico não teria se desculpado. Até o momento, nem o baterista nem a sua banda se pronunciaram sobre o caso.
Veja a publicação de Lydia Night na íntegra logo abaixo:
Fonte e tradução: Tenho Mais Discos Que Amigos – Stephanie Hahne e Tony Aiex