Coletivo oferece bolsa de estudos sobre music business para mulheres

Treinam (Turma Remota de Ensino Intensivo para Artistas Mulheres), programa capitaneado por um time de feminino de profissionais do mercado da música, oferece 25 vagas – sendo cinco bolsas de estudo – para musicistas e mulheres agentes do mercado para estudar direito autoral, gestão de mídias sociaisassessoria de imprensa, educação financeira, propriedade intelectual, distribuição de música entre outros temas de interesse para quem quer ingressar no mercado ou incrementar os saberes. As inscrições terminam nesta quinta-feira (15).

Você pode realizar a sua inscreva-se no site www.treinam.com.br



A Treinam é um negócio social que nasceu pela iniciativa das profissionais envolvidas durante a pandemia como forma de capacitar mulheres para o mercado da música e que, principalmente, intenciona diminuir a brecha de gênero no mercado musical. As aulas, que acontecem via internet, têm um valor social de mensalidade para aquelas que podem pagar e bolsas de estudo destinadas a quem não puder arcar com os custos, negras, indígenas e LGBTQI+.

No Brasil, pesquisa realizada com mulheres atuantes no mercado da música pela DATA SIM (2020) 1 aponta que a falta de equidade de gênero tem impacto muito negativo sobre a carreira neste mercado: 61,7% das mulheres entrevistadas afirmam como negativa ou muito negativa a desproporção de homens e mulheres no ambiente de trabalho; 64,9% avaliam como negativa ou muito negativa a desproporção de homens e mulheres em cargos de liderança e 67,1% avaliam como negativa ou muito negativa a desproporção de remuneração entre homens e mulheres.

O treinamento tem a duração de três meses com duas aulas de 60 minutos de duração por semana. A metodologia é de ensino remoto por aplicativo de conferência, com exposições, debates, fornecimento de material de leitura de suporte, grupo privado de mensagens e certificado de participação.

Os conteúdos giram em torno de oito pilares: 1. Percebendo o presente; 2. Por dentro do mercado da música; 3. Mercado da música versus pandemia; 4. Você como marca: personal branding; 5. Gerenciamento de carreira; 6. Educação Financeira; 7. Propriedade intelectual e direitos autorais; 8. Olhando para o futuro. A ideia é abordar os vários aspectos da carreira artística, oferecendo conhecimento e ferramentas.

O time de mentoras da Treinam:

Julie Sousa: Baterista, professora de bateria, podcaster, produtora e idealizadora da Hi Hat Girls, oficina de bateria para meninas e mulheres. Condecorada com o Diploma Heloneida Studart de Cultura, da ALERJ.

Nathalia Moura: Publicitária com MBA em Gestão Empresarial e Estratégia, atua no mercado de Instrumentos Musicais há 10 anos com foco em marketing e mídias sociais. Nath é também a idealizadora do Guia de Bateras.

Izabel Muratt: Mestre em empreendedorismo cultural e criativo pela Goldsmiths University em Londres, é produtora artística, de estrada e curadora musical.

Aryane Sanchéz: Especialista em Gestão de Políticas Culturais, produtora cultural e profissional de Marketing. Criadora e curadora do Fórum de Produtores Culturais.

Isis Correia: Jornalista e co-fundadora da Agência 1a1, especializada em divulgação para o mercado da música, bandas e artistas.

Gracielle Fonseca: Jornalista, mestre em Linguística/Análise Crítica do Discurso, autora do documentário Mulheres no Metal, co-autora do documentário Ruído das Minas, co-fundadora do site Festivalando e coordenadora de projetos sociais no terceiro setor.

Nata de Lima: Formada em Relações Públicas, atua na área de social media há mais de uma década, e como estrategista de comunicação digital no setor musical. Trabalhou em agências, com grandes marcas, adaptando toda a teoria e a prática para o nicho que mais ama: música.

Dride: Musicista, artista gráfica e designer, pós-graduanda em Teoria, História e Prática de Rock. Fundadora da Design per Music, estúdio digital de design gráfico para músicos, bandas e negócios da música.

Coletivo oferece bolsa de estudos sobre music business para mulheres

Por
- Conteúdos políticos e sociais divulgados de forma espontânea e direta para um público apreciador de música, cultura e arte em geral.