Coletivo de jornalistas feministas lança portal Firminas

Foi lançado no dia 1º de março o Firminas, portal de notícias idealizado e criado pelo Coletivo de Jornalistas Independentes Firminas. O site se propõe a ser uma fonte de informações sobre diversos temas do universo feminino, sem se prender a clichês ou tabus, divulgando o que há de melhor na produção, realização, divulgação de conhecimento e exercício de cidadania e que envolva mulheres, sejam elas cisgêneros ou transgêneros.

O nome Firminas é uma homenagem a Maria Firmina dos Reis, escritora maranhense do século XIX, considerada a primeira romancista brasileira.

Diferenciais

O Portal Firminas é feito por profissionais de comunicação experientes em diferentes áreas e que conhecem as regras e o código de ética do jornalismo.

“Um dos diferenciais é a linguagem acessível e diversa, que tem por objetivo informar a um público amplo e fortalecer a causa feminista, por igualdade, contra a violência de gênero e por direitos para as mulheres”, destaca Elara Leite, uma das integrantes do portal.



A proposta da nova mídia é baseada em um modelo diferente de produção, em acordo com tendências de economia circular e cooperativa. Outro diferencial é que a base do veículo não se localiza apenas no eixo Rio-São Paulo.

“Nossa presença em outras regiões e no interior imprime pluralidade ao nosso trabalho”, pontua a jornalista Flávia Crizanto, jornalista que também faz parte do projeto.

O Portal Firminas diferencia-se também pela proposta de reprodução de matérias de grande relevância sob uma ótica feminista. O objetivo é sugerir um recorte de gênero e analisar como as decisões macroeconômicas, por exemplo, impactam na vida das mulheres, que não são apenas a maioria da população, como as principais responsáveis pelos lares brasileiros monoparentais.

Lives

Para celebrar o lançamento do Portal Firminas e marcar o mês de março, quando se comemora o Dia Internacional das Mulheres, haverá um circuito intenso de lives, com algumas jornalistas do Firminas entrevistando mulheres sobre temas diversos. As apresentações serão sempre às 19 horas, no instagram @portalfirminas e no Facebook.

Confira a programação:

02/03 – Carol Avansini entrevista a jornalista Tina Lopes sobre “Etarismo: quando a idade nos tira oportunidades”
03/03 – Francine Malessa entrevista Analu Tomé, co-fundadora do Movimento Toda Poderosa Corinthiana, sobre “Feminismo & futebol”
04/03 – Sâmia Gabriela Teixeira entrevista Soraya Misleh sobre “Mulheres palestinas”
05/03 – Fernanda entrevista roteirista, poeta e artista de rua, Célia Helena, sobre “Mulheres & cultura
06/03 – Elara Leite entrevista a fundadora do coletivo CFEMEA sobre “Saúde e autocuidado: aspirações e inspirações”
07/03 – Aline Melo entrevista a terapeuta e sexóloga Erika Oliveira sobre “Os prejuízos da pornografia para as mulheres”
08/03 – Helô Aguieiras entrevista Semayat Oliveira, jornalista do “Nós, Mulheres da Periferia” e repórter do Jornal da Cultura

No dia 10 de março, às 19 horas, inaugurando a programação mensal de lives do portal Firminas, Aline Melo entrevista a doutora em Ciências e doula Deborah Delage sobre “Violência obstétrica e os desafios para o parto normal no Brasil.”

Coletivo de jornalistas feministas lança portal Firminas

Por
- Latino-americana, imigrante e jornalista. @sttefanicosta