Morreu Lou Ottens, criador da fita K7 que revolucionou a indústria fonográfica

Lou Ottens, o engenheiro holandês que liderou a invenção da fita cassete, e ajudou também na criação do CD, transformou a nossa forma de ouvir música.

A família anunciou nesta terça-feira que Lodewijk Frederik Ottens morreu no último sábado, em sua casa, na província holandesa de North Brabant, aos 94 anos.

Nascido em 1926, Lou Ottens, como ficou conhecido, foi o responsável pela criação da fita cassete nos anos 60 e também ajudou no desenvolvimento do primeiro CD no período em que trabalhou na empresa Philips.

Percursora do CD, a famosa K7 revolucionou a forma de como se escutava música anos antes do streaming dominar o universo da indústria fonográfica. Após a redução do formato e tamanho das cassetes por várias empresas japonesas, Ottens celebrou um acordo para patentear sua criação com a Philips e a Sony.


Sucesso pelo mundo, a cassete democratizou o acesso, permitindo a gravação e reprodução de músicas em qualquer momento ou lugar, dependendo apenas do espaço de armazenamento da fita. Cinquenta anos depois, Lou chegou a declarar à Revista Time que foi uma “sensação” comandar um projeto tão importante e que mudou os hábitos das pessoas.

É estimado que, em todo o mundo, foram vendidas cerca de 100 milhões de cassetes desde o seu lançamento oficial. Se pensarmos na comercialização dos CD’s, os números são ainda maiores.

Morreu Lou Ottens, criador da fita K7 que revolucionou a indústria fonográfica

Por
- Conteúdos políticos e sociais divulgados de forma espontânea e direta para um público apreciador de música, cultura e arte em geral.