Sonora Fantasma lança Vento do Leste, um eletro rock sobre revolução e liberdade


Com lançamento no próximo dia 13 de Maio, ‘Vento do Leste’ é sobre a revolução do proletariado e é também sobre o grupo holandês Provos, precursores da contracultura na década de 1960. 


Na mesma data que marca a ‘falsa’ abolição da escravidão no Brasil, a banda Sonora Fantasma estreia o seu segundo single, ‘Vento do Leste’. Formado pelo cineasta e musicista Diego da Costa, o projeto de música alternativa surgiu em Abril deste ano com ‘O Provável e o Possível’.

A nova canção tem a participação de Bruna Soares (voz) e dos sintetizadores e samples da banda The Innernettes.

Neste novo fragmento do disco Adeus Mundo Veio, com lançamento confirmado para Junho, o grupo mostra um eletro rock pujante cheio de referências cinematográficas, da gênese à estrutura e letra.

A sonoridade de ‘Vento do Leste’ traz nuances do noise das guitarras noventistas do Sonic Youth, alinhadas às intervenções eletrônicas da banda de vapor wave The Innernettes. É uma faixa que explora distintas formas de cantar os versos, divididos entre Diego e Bruna – algumas partes faladas, outras melodiosas, em meio a um refrão explosivo e dançante.



Uma música “fragmentada” (como diz o compositor Diego) porque quebra a estrutura na forma e também na letra, com incursão de narrativas de filmes.

Inclusive, há um sample, em forma de manifesto, de uma fala de Glauber Rocha retirada da produção ‘Vento do Leste’, do franco-suíço Jean-Luc Godard ao lado de Jean-Pierre Gorin, no grupo Dziga Vertov. Cabe até mesmo um ‘chorinho’ de bossa nova nos segundos finais.

‘Vento do Leste’ é sobre revolução, liberdade e até mesmo sobre comunismo, tudo embalado de forma poética e roqueira pelo Sonora Fantasma.


O diretor Diogo da Costa no set de gravação do filme ‘Selvagem’, lançado em 2019 – Foto: SP Cultura

Sonora Fantasma lança Vento do Leste, um eletro rock sobre revolução e liberdade

Por
- Conteúdos políticos e sociais divulgados de forma espontânea e direta para um público apreciador de música, cultura e arte em geral.