Pista de skate da Cidade Tiradentes (SP) receberá instalação interativa de arte digital


**** A obra de arte digital ‘Pista Pixel: SK8 Mapping na Cidade Tiradentes’, prevista para acontecer em 30 e 31 de outubro na pista de skate do CEU Inácio Monteiro, foi adiada para o mês de janeiro. A decisão foi anunciada pela subprefeitura da Cidade Tiradentes com o objetivo de garantir maior segurança aos skatistas que irão interagir com a instalação de videomapping e aos presentes. O evento acontecerá em espaço público, portanto não haverá lotação estipulada. O adiamento faz com que o evento atenda aos protocolos de segurança em relação à pandemia da Covid-19.



Uma famosa pista de skate em São Paulo será ressignificada nas noites de 30 e 31 de outubro. Enquanto skatistas convidados pelo projeto Love CT realizam suas manobras na pista do CEU Inácio Monteiro, na Cidade Tiradentes, a mesma se torna a interface da obra de arte digital “Pista Pixel: SK8 Mapping na Cidade Tiradentes”.

O conteúdo que será projetado na pista é resultado dos três workshops que os artistas do Coletivo Coletores realizaram com jovens de 12 a 18 anos. Ali, eles aprenderam técnicas de videomaker para skate, animação, VJing e video mapping.

As ações foram promovidas pela Mostra PLAY! em parceria com o projeto social Love CT (inclusão e resgate skateboarding).

“A visualidade da obra parte da estética presente no universo do skate e se expande para narrativas digitais como animação, gif arte ou glitch arte. Essas linguagens se convergem num video mapping em escala arquitetônica”explica o Coletivo Coletores, que atua com arte digital e intervenção urbana.



Mostra PLAY! é a primeira exposição interativa de game arte a céu aberto no Brasil. Criada em 2013, ela explora a discussão das questões que permeiam os videogames e as relações pessoais na atual conjuntura social. Assim também, as obras audiovisuais promovem debates sobre a sociedade brasileira. A curadoria é de Marília Pasculli.

A estreia, em 2013, ocorreu no edifício Fiesp, na Av. Paulista. A Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp contou com os games gigantes Paulista Invaders – uma paródia do clássico Space Invaders, de 1978 – e Labirintos Invisíveis.  Na calçada em frente ao edifício, foi instalado o game LummoBlocks – baseado no jogo Tetris. As pessoas formavam enormes filas para jogar. As obras de arte não interativas como a Pixels Descolados – que evocava a estética do PacMan – também fez um enorme sucesso.

A segunda edição foi realizada na mesma localização. No entanto, a Alameda das Flores (do outro lado da Av. Paulista) serviu de base para o contêiner que centralizava alguns dos games interativos. Foram eles: Play Goal, um exercício de cobrança de pênaltis; Street Crosser, que desafiava os jogadores a atravessar uma avenida movimentada e Car Crush São Pauloversão paulista do Candy Crush em uma troca de carros por docinhos.

Em setembro de 2021 a PLAY! voltou uma edição cápsula, intitulada “Se Joga!”. A mostra projetou obras digitais de game arte em seis diferentes empenas da capital paulista. Participaram os artistas Lígia Alonso, Homem Gaiola, Vini Fabretti e Leticia Pantoja.





Serviço Pista Pixel: SK8 Mapping na Cidade Tiradentes

Dias: 30 e 31 de outubro

Horário: das 18h30 às 23h

Onde: Pista de Skate do CEU Inácio Monteiro: Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n – Guaianases, Cidade Tiradentes, São Paulo.

Evento gratuito

Foto em destaque dos artistas do Coletivo Coletores por Carlos BPE 


Pista de skate da Cidade Tiradentes (SP) receberá instalação interativa de arte digital

Por
- Latino-americana, imigrante e jornalista. Twitter: @sttefanicosta