Uma digressão do coração. Assim pode ser chamada A Última Sessão de Música, série de concertos que marcam a despedida de Milton Nascimento dos palcos. Após 60 anos de carreira, o músico escolheu Portugal, Itália, Inglaterra e Espanha, na Europa, para a digressão internacional, por terem sentido na sua vida e na sua carreira. Milton Nascimento vai se apresentar em Lisboa (dia 23 de junho, no Coliseu dos Recreios), Castelo Branco (dia 26, no Cineteatro Avenida) e Porto (dia 29, na Casa da Música).
“Hoje mais do que nunca, para mim é um sonho voltar a Portugal. Esse país é parte de mim, é parte da minha vida. E, sem dúvida nenhuma, vai ser um grande acontecimento fazer essa turnê de despedida para o público português. E eu só tenho a agradecer pelo carinho de todos esses anos”, afirmou o grande cantor brasileiro, que completa 80 anos em outubro.
Após 43 discos gravados, cinco prêmios Grammy e o título de Doutor Honoris Causa em música pela Universidade de Berklee, em Boston, Milton prepara-se agora para cantar os seus maiores êxitos numa digressão e garantiu no setlist clássicos como ‘Ponta de Areia’, ‘Encontros e Despedidas’, ‘Travessia’, ‘Cio da Terra’ e ‘Nos Bailes da Vida’.
“Seria impossível fazer essa despedida sem colocar no repertório músicas de todas as fases da carreira. A gente quer proporcionar uma experiência única e emocionante”, explicou o cantor, que também fará um concerto em Braga, dia 2 de julho, no Theatro Circo, porém fechado ao público. No Brasil, nas seis primeiras horas de lançamento da tour, foram vendidos 65 mil bilhetes.
A digressão A Última Sessão de Música tem a direção geral de Augusto K. Nascimento. O projeto de cenário é assinado pelos artistas OSGEMEOS, e os figurinos usados por Milton são do estilista Ronaldo Fraga. A direção musical é do maestro Wilson Lopes. A banda que acompanha Milton é formada por Lincoln Cheib (bateria), Ademir Fox (piano), Widor Santiago (metais), Zé Ibarra (vocal e violão), Ronaldo Silva (percussão), Frederico Heliodoro (baixo e vocal) e Wilson Lopes (guitarra e violão).
Foto em destaque por Marcos Hermes