Outubro começou trazendo um lindo tom avermelhado do outono europeu à cidade de Berlim. Teremos mais de mil eventos culturais entre shows, apresentações, manifestações culturais, políticas e outras agendas.
Dentre concertos remanejados nos últimos meses e novas turnês marcadas, a plataforma Songkick nos disponibiliza mais de 500 apresentações em outubro.
Nessa primeira quinzena do mês, fizemos a cobertura de shows das bandas Cradle of Filth, Alcest, Paradise Lost, Hangman’s Chair e Naraka, ótimas experiências em excelentes casas de espetáculos da capital alemã e com uma produção quase impecável.
Paradise Lost
Depois dos reagendamentos por conta da pandemia de covid-19, o show estava com ingressos esgotados. A casa de concertos Lido traz um clima muito agradável, que nos traz mais proximidade com o palco e comporta até 600 pessoas. O Paradise Lost está agora numa grande turnê europeia que contemplará dezenas de cidades. Eles seguem divulgando seu último trabalho, Obsidian, que trouxe a maioria das músicas apresentadas nesse concerto. Um dos destaques da noite foi a introdução do baterista Guido Montanarini (ex-Strigoi), que está substituindo Waltteri Väyrynen durante essa digressão, cujo anúncio foi compartilhado alguns dias antes da banda pegar a estrada. Paradise Lost é sempre um prazer de ser visto ao vivo, e o bis com a trinca ‘Darker thoughts’, ‘Embers Fire’ e ‘Ghosts’ está funcionando muito bem, sempre deixando um gosto de quero mais.
Alcest
O Alcest está seguindo com o Cradle of Filth numa série de 22 shows pela Europa neste ano. Em Berlim, eles tocaram no Columbia Theater, que é uma casa com capacidade para até 3500 pessoas e que conta com uma estrutura excelente! É ótimo ver concertos ali independente do lugar em que você esteja. Eles seguem divulgando seu mais recente álbum, Spiritual Instinct, e como não são a última banda a tocar, o público contou com apenas 10 músicas. Poderia ter sido mais. O grupo traz sempre uma ótima performance que, a cada turnê, fica melhor. Apesar de curto, foi uma troca muito intimista entre a banda e o público. Ficou evidente a forma carinhosa com que os integrantes tratam sua plateia.
Cradle of Filth
Divulgando a turnê ‘Dark Horses and Forces‘, o Cradle of Filth apresentou 13 faixas no show, priorizando as canções do último álbum lançado em 2021, Existence is Futile. A fórmula ‘CoF’ de fazer músicas tem dado certo para os fãs e vem sendo repetida nos mais recentes trabalhos do grupo. Dani Filth segue com suas explosões vocais calibradíssimas e a plateia sempre pede mais. É um estilo cravado no obscurantismo que a banda inglesa já patenteou.
As bandas de abertura também apresentaram ótimos espetáculos e foram muito bem recebidas em ambas ocasiões. Coincidentemente, os dois grupos, nas duas apresentações que presenciamos, eram franceses, o que nos mostra que há muito som vindo dessa região e que devemos estar sempre atentos.
No Lido, o Hangman’s Chair trouxe uma grande tensão com seu som arrastado, bateria marcadíssima e um vocal que conversa com nossas almas. Neste ano, lançaram o álbum A Loner, pela Nuclear Blast. Os músicos são ótimos e super acessíveis, ficaram pela casa conversando com os presentes após o show e curtindo o concerto do Paradise Lost.
Naraka tem sido definido como um misto de death e thrash metal com alguns toques de black metal, apresentando um som bem agressivo ao vivo. No ano passado, eles lançaram o álbum In tenebris e seguem na divulgação do mesmo pelos próximos concertos. Durante o mês de outubro, eles vão abrir os shows do Cradle of Filth e Alcest. Em novembro, o grupo volta para mais datas na Europa, dessa vez abrindo a turnê com o Nile e o Krisiun (incluindo uma performance em Portugal).