Em pleno dia útil, She Past Away faz show com clima de “balada gótica” em São Paulo

Fotos: Jeff Marques (@mulekedoidomemo)

O mundo da música nunca deixa de surpreender.

Quem poderia imaginar que o gothic darkwave influenciado por grupos dos anos 80 como Depeche Mode e Alien Sex Fiend seria uma das principais tendências do mercado fonográfico na segunda década do século XXI? Algum dia, já pensou que bandas de nações longínquas do Leste Europeu e Ásia Central cantando em seus idiomas nativos iriam lançar hits gigantescos nas plataformas streaming, conquistar centenas de fãs ao redor do globo e fazer apresentações sold out nos principais clubes das maiores metrópoles da América Latina?

No último mês de Abril, o trio Bielorrusso Molchat Doma levou a Audio Club a sua lotação máxima. O evento aconteceu em plena segunda-feira, e não contou com nenhuma publicidade na mídia. Ou seja: um feito que seria praticamente impossível até mesmo para grandes artistas nacionais, como Anitta, Ludmilla ou Luan Santana. Seis meses após a passagem dos “pós-soviéticos” pela cidade de São Paulo, o duo Turco She Past Away repetiu a experiência na última quarta-feira (19), no clube Cine Joia, mostrando que o fenômeno não foi uma mera “modinha passageira”.

Na Liberdade (endereço que sedia o Cine Joia), não é incomum observar pessoas circulando com roupas inusitadas. Afinal, o local é o ponto de encontro dos Otakus (aficionados por animações japonesas) e K-popers. Desta vez, foram os góticos que impressionaram os residentes da região central com vestimentas extravagantes. Por volta das 18h, já era possível observar grupos de fãs fantasiados em coturnos, maquiagens pesadas e sobretudos com patches de bandas circulando pelas vias do bairro, tirando a “casualidade visual” de uma noite comum de quarta-feira.

A casa abriu ao público às 19h. Durante uma hora, coube ao DJ Zauber, músico conhecido por suas apresentações na tradicional boate Madame Satã, aquece o público com uma tracklist repleta de faixas emblemáticas de grupos renomados da cultura darkwave, como Front 242, Clan of Xymox, Twin Tribes e Bauhaus. No início do evento, o clube permaneceu relativamente vazio, causando a impressão de que o show teve baixa procura. Porém, por volta das 20h30, os fãs começaram a aparecer em peso, mostrando que a suposta “ausência de público” pode ter sido ocasionada pelo trânsito inerente à maior metrópole brasileira em dias úteis.

Com 15 minutos de atraso em relação ao horário oficial, Volkan Caner e Doruk Öztürkcan iniciaram o show com a dançante ‘Durdu Dünya’. Após saudações e aplausos, o duo seguiu com ‘Katarsis‘. Apesar da recepção positiva, a execução da faixa foi considerada um “erro estratégico” no setlist, já que o single é considerado como um dos principais hits do grupo, e deveria ter sido exibido em uma ocasião mais adequada. Na sequência, veio ‘Disko Anksiyete‘, música que leva o nome do último álbum dos turcos, lançado em 2019. Apesar da breve passagem pelo disco recente, o grande “protagonista” do primeiro bloco do show foi Belirdi Gece, primeiro registro do She Past Away, com 7 músicas dedicadas ao trabalho, entre elas: Sanrı, Kasvetli KutlamaAsimilasyon Ritüel. De forma nítida, era possível observar que ninguém na pista conseguia acompanhar as letras em turco. Porém, o público demonstrou emoção por meio da dança, expondo que barreiras linguísticas não interferem o poder da música.

Apesar da pose “carrancuda”, os rapazes surpreenderam a plateia com espetaculares demonstrações de simpatia. Misturando inglês com algumas palavras e expressões básicas em português, Volkan tentou “puxar assunto” com os fãs em praticamente todas as pausas entre as músicas, arriscando algumas palavras e frases simples como “Boa noite”, “Saúde”, “Muito obrigado” e “Eu estou feliz por estar aqui”. Já Doruk estimulou os fãs e solicitou gritos da plateia em diversos momentos em que se aproximou do palco.

Antes do bis, os tubos de LED que iluminam a casa mudaram para a cor vermelha, e o público começou a entoar o coro “Olê, Olé, Olá, Lula”. Nesta ocasião, uma fã conseguiu subir ao palco e abraçou os músicos. A pequena confusão foi a brecha perfeita para um bloco com as faixas ‘Bozbulanık‘, ‘Monoton‘ e ‘Hayaller?’.

Ao término das canções, uma parte da plateia começou a sair da casa, pensando que o show havia sido encerrado. Porém, para surpresa de muitos, a dupla ainda fez mais um bis, e dezenas de fãs voltaram a pista para acompanhar a dobradinha “Yanımda‘ e ‘Uzakta‘.

Grande noite proporcionada pela 30E—Thirty Entertainment! A discotecagem foi bastante precisa, a acústica estava impecável e os efeitos de iluminação combinaram muito bem com a “vibe” da apresentação principal. Além disso, a produtora organizou muito bem os horários das apresentações, permitindo que o público dependente do transporte público pudesse voltar para casa sem nenhum impedimento. Já os turcos demonstraram uma aula de simpatia e profissionalismo. Certamente, testemunhar uma banda gótica euroasiática lotar uma das principais casas de São Paulo foi uma experiência de valor histórico.

 

Setlist
Durdu Dünya
Katarsis
Disko Anksiyete
Sanrı
Asimilasyon
Ritüel
Izole
Ruh
Renksiz
Kasvetli Kutlama
İnsanlar

Bis

Bozbulanık
Monoton
Hayaller?

2º Bis

Yanımda

Uzakta

Confira Fotos (Jeff Marques)

Em pleno dia útil, She Past Away faz show com clima de “balada gótica” em São Paulo

Por
- Estudou jornalismo na Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Apaixonado por música desde criança e participante do cenário musical independente paulistano desde 2009. Além da Hedflow, também costuma publicar trabalhos no Besouros.net, Sonoridade Underground, Igor Miranda, Heavy Metal Online, Roadie Crew e Metal no Papel.