Despedida do Information Society em SP é marcada por abuso de efeitos psicodélicos 


Após 42 anos de carreira, 12 lançamentos oficiais, milhões de cópias vendidas e dezenas de turnês ao redor do mundo, a banda estadunidense de synth-pop Information Society decidiu encerrar suas atividades. No entanto, para a felicidade dos fãs, o grupo prometeu uma extensa turnê de despedida antes da aposentadoria definitiva.

No último sábado (28), os fãs paulistanos tiveram a oportunidade de dançar pela última vez sob o comando de Kurt Larson e companhia na pista da Terra SP – nova casa de espetáculos localizada na zona sul da capital.

Formada em 1982, na cidade de Minneapolis, Information Society (também conhecida como INSOC) surgiu como um projeto de amigos de colegial: Paul Robb, Kurt Harland e James Cassidy. Já o sucesso mundial veio no final dos anos 80, após o lançamento do álbum homônimo, que emplacou os hits ‘Repetition’, ‘Walking Away’ e ‘What ‘s on Your Mind (Pure Energy)’.

Information Society também possui uma relação curiosa com o Brasil. Ao longo das últimas duas décadas, o grupo realizou diversas turnês em nosso país, participou em populares programas de auditório e cedeu entrevistas para importantes rádios nacionais. Além disso, singles da banda preencheram trilhas sonoras de algumas telenovelas da TV Globo, entre eles: ‘Cry Baby’ (Deus Nos Acuda), ‘Slipping Away’ (Perigosas Peruas) e ‘Running’ (Gente Fina).

Terra SP: nova opção na cena noturna paulistana

O show aconteceu na Terra SP – espaço recém inaugurado em Santo Amaro, zona sul de São Paulo. 

Contando com três andares interativos, o clube tem capacidade para abrigar mais de três mil pessoas, e fornece certas mordomias aos visitantes, como camarotes privativos, bares espalhados por todo o ambiente, estacionamento anexo ao local e chapelaria. Além disso, o Terra SP exibe equipamentos modernos, com destaque ao telão e iluminação de palco com painéis em LED, que enriquecem as apresentações ao vivo. 

Show

Pontualmente, às 21h, a casa abriu ao público geral. No entanto, um pequeno atraso dificultou o credenciamento dos profissionais de imprensa, que só foram atendidos por volta das 23h. Dessa forma, os representantes dos veículos de comunicação acabaram perdendo os sets dos DJs Leandro Carrasco e Ronaldinho.

Por volta das 23h, a banda Technique apareceu no palco para aquecer a pista. O grupo, que já é conhecido na noite paulistana devido a constante presença na festa flashback Pop & Wave”, mesclou faixas autorais dos discos Connected e Touching The Void com alguns covers de nomes populares da cena oitentista, entre eles: ‘World In My Eyes’ (Depeche Mode) e ‘The Great Commandment’ (Camouflage).



Exibindo cenas de shows na Europa, paisagens de lugares inóspitos e animações 3D, os rapazes conseguiram utilizar muito bem os efeitos especiais proporcionados pelo telão de LED da casa. O ponto alto do show foi a breve participação de Kurt Harland em ‘True Faith’ (New Order) e mais um tributo ao Depeche Mode, desta vez com o megahit ‘Enjoy The Silence’, que levou o público à loucura.




Ao término do set do Technique, a casa alcançou sua capacidade máxima, chegando ao ponto de dificultar a circulação do público na pista de dança. Enquanto os roadies do Information Society arrumavam o cenário, DJ Ronaldinho animou os presentes exibindo alguns vídeo clipes emblemáticos do cenário pop das décadas de 80/90, entre eles: ‘A Little Respect’ (Erasure), ‘Pump Up The Jam’ (Technotronic) e ‘Take On Me’ (A-HA). 

Alguns minutos após às 0h30, Paul Robb, Kurt Harland e James Cassidy subiram ao palco ao som da introdução ‘Extraordinary Popular Delusions and the Madness of Crowds‘, com Paul acompanhando o ritmo da música com batucadas em sua bateria eletrônica. Na sequência, o trio iniciou o show com o b-side ‘The Mymble’s Daughter’, que foi decorada por efeitos psicodélicos em conjunto com cenas de games 8-bits na tela.

Após a execução das faixas secundárias, Kurt elogiou a energia dos fãs paulistanos, e aproveitou o intervalo para comentar: “Eu sou paulistano, tenho CPF e abri uma conta em um banco brasileiro”.

Depois do diálogo aleatório, veio ‘Runaway’, um dos sucessos mais recentes do grupo, que contou com exibições psicodélicas na tela, variando entre grafites, recortes do filme Godzilla e cenas de um robô Stormtrooper (personagem genérico da série Star Wars) sendo entrevistado em um programa talk show. Já em ‘Going, Going, Gone, a exibição de uma montanha russa em movimento encantou a plateia.
  


Ao término da faixa, Kurt saiu de cena e tirou seu sobretudo. Quando o frontman decidiu voltar ao palco, o trio destacou uma dobradinha com ‘Peace & Love, Inc.‘ e ‘Something In The Air‘, cuja execução foi acompanhada por cenas de apresentações ao vivo do músico estadunidense James Brown.

‘Walking Away’ abriu a sessão de sucessos do disco Information Society, lançado em 1988. Nesta ocasião, o público cantou alto, e Kurt chegou a descer do palco para dançar com alguns fãs que se encontravam na pista premium do clube.

Após o momento de euforia generalizada, os b-sides ‘Room 1904’ e ‘Dominion‘ (cover da banda gótica The Sister Of Mercy) foram escolhidos para acalmar os fãs.



“Quem aqui é da Mooca? Quem aqui é da Bela Vista”, questionou Kurt em português, exibindo certo domínio do idioma e conhecimento dos bairros paulistanos. Então, o momento de interação “no sense” acabou introduzindo ‘What ‘s on Your Mind (Pure Energy)’, o maior sucesso comercial dos norte-americanos.



Após uma breve pausa, os senhores de Minneapolis retornaram ao palco para um pequeno bis, que contou com ‘Come With Me’, ‘Mirrorshades‘ e a balada ‘Repetition‘ – single onipresente na tracklist de qualquer festa flashback. Depois do encerramento do show, Kurt ainda permaneceu no palco distribuindo setlists, baquetas e autografando itens que eram arremessados ao palco.

Information Society é um belo exemplo de banda que não parou no tempo. Durante o show na Terra SP, o trio conseguiu reunir de forma precisa hits atemporais com o que existe de mais moderno em produção audiovisual. Paul Robb, Kurt Harland e James Cassidy irão se despedir do mundo da música. No entanto, o legado e a importância de suas obras irão permanecer para sempre. 

Setlist

Extraordinary Popular Delusions and the Madness of Crowds
The Mymble’s Daughter
Run Away
Running
Going, Going, Gone
Peace & Love, Inc.
Something in the Air
Walking Away
Room 1904
Dominion (The Sisters of Mercy cover)
Think
Crybaby
What’s on Your Mind (Pure Energy)
Bis:
Come With Me
Mirrorshades
Repetition



Texto por Guilherme Góes
Edição por Stefani Costa
Fotos por Gustavo Diavok

Despedida do Information Society em SP é marcada por abuso de efeitos psicodélicos 

Por
- Estudou jornalismo na Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Apaixonado por música desde criança e participante do cenário musical independente paulistano desde 2009. Além da Hedflow, também costuma publicar trabalhos no Besouros.net, Sonoridade Underground, Igor Miranda, Heavy Metal Online, Roadie Crew e Metal no Papel.