“Nós somos anti-fascistas, nós somos anti-violência, nós somos anti-racistas, e nós somos pró-criativos. Nós somos contra a ignorância”
A citação de Joe Strummer, um dos responsáveis por colocar o The Clash no Mundo, ainda ressoa pelos seus quatro cantos. Apesar das mais de quatro décadas passadas, a banda continua a levar o punk a sua máxima essência, reverberando a vida cotidiana dos proletários marginalizados que sobreviviam às políticas neoliberais de Margaret Thatcher no século XX.
A celebração promovida pela Dois Corvos, que vai para a sua 2ª edição, acontecerá no próximo dia 11 de fevereiro em Marvila, Lisboa. O objetivo é exaltar o legado da banda britânica, comemorando ainda a vontade de criar e expandir ideias.
A festa do International Clash Day contará com concertos das bandas Cave Story e Sea Angels: dois grupos com distorção na guitarra e mensagens cristalinas, que absorvem inspirações nos criadores de Rock the Casbah ou London Calling para formarem as suas identidades.
Em ambas as apresentações, os músicos vão preencher o set com temas autorais, ao qual juntarão interpretações livres de músicas de Strummer e companhia. Izzy (Rockline Tribe) e Nuno Calado encerram o evento com uma vasta seleção de temas do universo punk.
O International Clash Day é uma tradição recente, iniciada pela rádio estadunidense KEXP, em fevereiro de 2013. Tudo começou quando o locutor John Richards pôs “no ar” uma música do The Clash no seu programa matinal.
Enquanto a canção tocava, um ouvinte enviou um e-mail para a estação solicitando que passassem mais temas do The Clash, pedido ao qual Richards correspondeu. Assim, ele passou um tema atrás do outro ao longo do seu Morning Show, gerando enorme burburinho e entusiasmo junto da comunidade de fãs e seguidores da FM de Seattle.
Desde esse dia ímpar na história da KEXP, o International Clash Day é comemorado por diversas rádios espalhadas pelo planeta, com programações dedicadas à herança deixada por essa que é uma das mais importantes bandas do século passado.
Em 2022, a Dois Corvos tornou-se a primeira entidade em Portugal a representar este movimento internacional. A ideia de fazer um evento para o Int’l Clash Day veio de um dos fundadores da cervejaria – o estadunidense Scott Steffens – que acompanhou o surgimento deste dia comemorativo quando vivia em Seattle.
SERVIÇO
INT’L CLASH DAY 2023
Sábado, 11 de Fevereiro de 2023
Onde: Rua Cap. Leitão 94, 1950-052 Lisboa
Abertura de Portas: 12h
Sea Angels: 19h
Cave Story: 21h
Izzy (Rockline Tribe) & Nuno Calado (DJ set): 22h