Pixies contagia público e apresenta mais de 30 músicas em Lisboa


Um dos maiores ícones de sempre do rock alternativo agraciou os seus ouvintes no Campo Pequeno com uma performance absolutamente vigorosa nesta noite de segunda-feira (13).

A audiência lisboeta ovacionou Black Francis (vocalista e guitarrista), Joey Santiago (guitarrista), David Lovering (baterista) e Paz Lenchantin (baixista) assim que subiram ao palco, pontualmente às 21h30, recepcionados com uma longuíssima salva de palmas seguida de numerosos gritos e assobios dos mais aficionados.

Num palco singelo, sem grandes estruturas ou projeções, a atmosfera em torno da banda foi esplendorosa como de costume.

Pixies abriu a apresentação ao som de ‘Cactus’ (do aclamado álbum Surfer Rosa, de 1988) acompanhado por ‘Nimrod’s Song’. A sequência veio com a célebre ‘Here Comes Your Man’, colocando a galera pra dançar. ‘Vamos’, executada logo depois, propiciou a empolgação extra que culminou em seu ápice e foi mantida ao longo de todo o set.

Continuando com canções mais clássicas e antigas, ‘Blown Away’, ‘Ana’, ‘Mr. Grieves’ e ‘Motorway to Roswell’ (na qual Francis arrebentou uma corda de sua guitarra acústica enquanto tocava de maneira mais intensa os acordes aos cantos do refrão que diz: “Last night he could not make it, he tried hard but could not make it / Na noite passada ele não pôde fazê-lo, ele tentou a valer mas não pôde fazê-lo.”






E então, finalmente, encaixaram no repertório alguns dos temas mais novos, como ‘There’s a Moon On’, ‘Who’s More Sorry Now?’, ‘Haunted House’, ‘The Lord Has Come Back Today’ e ‘Get Simulated’ (todas estas do mais recente álbum, intitulado Doggerel, de 2022).

Posteriormente os destaques que voltaram mesmo na plenitude a impressionar a plateia em sua totalidade foram as famigeradas ‘Gouge Away’, ‘Monkey Gone to Heaven’, ‘Caribou’, ‘Debaser’, ‘Wave of Mutilation’, ‘Hey’, ‘Bone Machine’ e, claro, a cultuada, atemporal e inveterada ‘Where Is My Mind?’.

Na lista houve ainda espaço para dois covers agradabilíssimos, ‘Head On’ (The Jesus and Mary Chain), que foi tocada antes de ‘Debaser’ e ‘Winterlong’ (Neil Young), escolhida para a despedida, fazendo com que toda a gente atingisse um estado sublime mesmo não tendo havido nenhuma tentativa de conversa com o público ou sequer um adeus. 

A abertura do concerto dos Pixies ficou a cargo do quarteto britânico de indie Wunderhorse.




Texto por Fernando Araújo
Fotos por Stefani Costa

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