Baco Exu do Blues faz performance emocionante em Berlim e recebe carinho do público


Baco Exu do Blues é um rapper, cantor e compositor brasileiro, que começou a ganhar popularidade após o lançamento da faixa ‘Sulicídio’, composta em 2016 com Diomedes Chinaski. Até o momento, lançou quatro álbuns de estúdio, sendo o mais recente intitulado QVVJFA (Quantas vezes você já foi amado?), culminando nessa primeira turnê europeia.

Considerado um dos mais importantes rappers brasileiros da atualidade, Baco está em completa ascensão artística e tem ganho alguns dos mais relevantes prêmios dentro e fora do país (como Revelação, Canção do Ano e Direção do Ano, ou ainda a distinção internacional, com o Grand Prix do Festival de Cannes na categoria ‘Entertainment for Music’), bem como aumentando sua relevância e competência ao expandir nossa cultura tão rica e que foi menosprezada nos últimos anos com a falta de apoio do governo anterior.

Em parte, sua relevância vem sendo construída por suas fortes metáforas com letras cruas e poéticas que falam sobre amor, sexo, poder, religião e sociedade, chamado a atenção de diversos artistas. Em seu último trabalho, podemos citar participações relevantes de consagrados músicos como Gal Costa, Vinícius de Moraes (em Samples), Gloria Groove e Muse Maya, além da produção de Marcelo Delamare, que traz beats de JLZ, Dactes e Nansy Silvvz.

Seus músicos que o acompanham ao vivo também são um “show à parte”. Pedro Guinu (que também é tecladista do Planet Hemp), Marcelo Delamare e as maravilhosas backing vocals Aisha, Mirella Costa e Alma Thomas trazem algo de sensacional na performance, demonstrando um entrosamento que só soma ao espetáculo.

Depois de algumas noites lotadas em Paris e Amsterdã, Baco tocou em Berlim em plena quarta-feira e levou centenas de pessoas ao Festsaal Kreuzberg, local que já é bem conhecido da comunidade brasileira por abrigar diversos eventos realizados pela Bossa FM.

Nessa “eurotour”, não faltaram os grandes sucessos do músico, tais como ‘Me desculpa Jay Z’, ’20 ligações’, ‘Te amo disgraça’, ‘Abre caminhos’, ‘Força estranha’ e ‘Samba in Paris’. Todas, absolutamente todas as músicas foram cantadas pelos presentes, o que colaboraram com o clima bem aconchegante. Rolou até um “Parabéns pra você” especial para o manager do rapper, Leonardo Duque.

Como disse Baco Exu do Blues durante sua apresentação no Lollapalooza BR deste ano: “Vou falar uma coisa para vocês, os artistas brasileiros não devem nada para nenhum artista do mundo!”

E tenho dito!


Texto e fotos por Edi Fortini

Baco Exu do Blues faz performance emocionante em Berlim e recebe carinho do público

Por
- Fotógrafa de shows desde 2008, é também diversas outras coisas, como: 'gateira', praticante de artes marciais, bibliotecária e pesquisadora de experiência do usuário. Adora conversar sobre música, filmes, livros, a vida, o universo e tudo mais. Para segui-la no Instagram: https://www.instagram.com/fortini.photos/