Cartunista Miguel Paiva traz a Portugal exposição sobre política e ascensão da extrema-direita 

A partir do dia 1 de junho o Espaço Talante, na Lx Factory, recebe a exposição ‘O Brasil Redesenhado’, onde Miguel Paiva apresenta algum de seus trabalhos criados durante os quatro anos de governo Bolsonaro, período em que o renomado cartunista define como “Fim do pesadelo”. A entrada é livre.

“É uma pequena amostra do que fiz neste período tão difícil. Publico minhas charges no ‘Brasil 247’, um jornal online de grande penetração popular. A ideia é justamente contar através dos cartuns essa história”, explica Paiva que completa: “Estou para lançar um livro de charges deste período chamado ‘Diário do Inferno’. A volta de Lula tenta resgatar o país do período de barbárie que vivemos. Só poder voltar a respirar democracia e política como ela deve ser, já é uma grande conquista”.

Aos 73 anos, Miguel Paiva tem uma longa carreira no Brasil com personagens históricos como ‘Radical Chic’ (que virou programa da TV, estrelado por Andréa Beltrão), ‘Gatão de Meia Idade’ (que ganhou um filme protagonizado por Alexandre Borges), ‘Chiquinha’, entre outros. No Espaço Talante, Paiva vai mostrar a parte política, também muito marcante no seu trabalho.

“O cartoon sempre foi a maneira subversiva de narrar a verdade dos fatos. Ele mostra o avesso das coisas e tem a capacidade de descobrir desvios para revelar os fatos. Por isso incomoda tanto os autoritários”, afirma o artista.

Portugal tem um espaço especial na vida de Miguel Paiva, que vem ao país todos os anos. Fã dos cartuns portugueses, Paiva destaca dois profissionais com quem tem o desejo de trabalhar. “Conheço e gosto muito do cartunista António e da Cristina Sampaio. Adoraria fazer alguma coisa com eles.”, conta.



O BRASIL REDESENHADO – MIGUEL PAIVA
Inauguração: 1 de junho, 18h30
Encerramento: 5 de agosto
Local: Espaço Talante – Ler Devagar – LX Factory
Morada: Rua Rodrigues Faria, 103, ed. G 0.3 / 1300-501
Horário de Funcionamento: de terça a domingo das 14h às 18h30 
Entrada Livre

Cartunista Miguel Paiva traz a Portugal exposição sobre política e ascensão da extrema-direita 

Por
- Latino-americana, imigrante e jornalista. Twitter: @sttefanicosta