Ney Matogrosso Homem com H: um espetáculo sobre a cultura brasileira


O musical Ney Matogrosso – Homem com H, com produção da Paris Cultural, está em sua 4ª temporada e ficará em cartaz até o dia 02 de julho de 2023, no teatro Procópio Ferreira, em São Paulo.

Há muitas formas de dizer sobre o que se trata o espetáculo. Partindo da óbvia constatação de que é um retrato da vida de Ney Matogrosso, podemos ir além disso. A trajetória extremamente interessante e inspiradora do artista também conta um pouco sobre a história do povo brasileiro.

Para montar o texto da peça, Marilia Toledo e Emilio Boechat se debruçaram nas três biografias já publicadas sobre o cantor, sem contar os outros tantos materiais disponíveis sobre ele.

Ney também participou de perto na construção do musical, colaborando de forma fiel aos fatos que aconteceram tanto em sua vida privada quanto na profissional. E podemos assistir a construção desses episódios de um jeito mágico que só o teatro é capaz de proporcionar.

Pessoas de todos os gêneros, etnias, classes e idades são capazes de se identificarem em algum momento (senão em muitos) com a vida de Ney, e talvez isso seja um incentivo para continuar a caminhada.

A peça começa de forma bastante emocionante narrando a infância de Ney de Souza Pereira e a relação tão complicada com o pai, um militar bastante rígido e que impunha um estilo de vida muito conservador sobre os ombros do menino que já tinha nascido com alma livre.

Matogrosso não teve colo, refúgio nem consolo.

Percebemos que enquanto crescia, tinha duas opções: se adaptar aos moldes do pai (a quem ele amava e o qual não o compreendia) ou ser quem ele desejava ser, abrindo-se assim para o mundo em um voo incerto.

Ney voou.

Ney Matogrosso, O Musical – ‘Amor’ de Secos & Molhados



E sentados em suas poltronas do Teatro Procópio Ferreira, o público começa a voar junto com o elenco que interpreta lindamente a história desse grande artista brasileiro. Somos convidados a conhecer pessoas que cruzaram seu caminho e foram importantes para a solidificação de seu nome. Indivíduos que impulsionaram sua chegada e sua partida, que deram a mão e que também viraram as costas para Matogrosso.

Canções como ‘Poema’, ‘Rosa de Hiroshima’, ‘O Tempo Não Para’ e ‘Homem com H’ encaixam perfeitamente na peça, ajudando a contar uma história que, sem dúvida, ficará nos corações de cada um que assistir ao musical.

Um homem que enfrentou a ditadura na sua própria família e no seu país

Algo em evidência durante a performance é a busca constante pela liberdade. “Principalmente, a liberdade de ser quem se é, a qualquer custo. Ney combateu a ditadura não com palavras, mas com sua atitude cênica, entrando maquiado e praticamente nu no palco e na televisão, na época de maior censura que o país já viveu. As ambiguidades que ele sempre trouxe para o público foram pauta na década de 70 e permanecem em pauta até os dias de hoje. Ele também sempre foi adepto do amor livre e deixou clara a sua bissexualidade desde o início”, afirma Marilia Toledo.

A realização conta ainda com a participação de Fernanda Chamma e diração musical de Daniel Rocha. O cantor camaleônico e grande homenageado do espetáculo, é vivido no palco por Renan Mattos, que venceu o prêmio Destaque Imprensa Digital 2022 e foi indicado ao APCA, ambos na categoria de melhor ator por este papel. Bruno Boer também vem interpretando o artista de forma grandiosa, e com a certeza de que será reconhecido pela bela atuação que tem feito.

Um homem que soltou a voz e o corpo. Que sem vergonha de ser quem é, se colocou no mundo. Mesmo que no palco ele seja um personagem, quem o dirige é ele, Ney de Sousa Pereira, nosso Ney Matogrosso!






Os ingressos para o musical Homem com H estão disponíveis através do Sympla ou na bilheteria do Procópio Ferreira: (sem taxa de serviço). E caso queira se aprofundar mais na trajetória de Ney Matogrosso, ficam as sugestões de leitura: ‘Ney Matogrosso: A biografia’ e ‘Ney Matogrosso: Vira-lata de Raça’.

Fotos de Adriano Dória cedidas pela Assessoria de Imprensa do espetáculo

Ney Matogrosso Homem com H: um espetáculo sobre a cultura brasileira

Por
- Nascida nos anos 90 e apaixonada por música e escrita, é fã de Beatles e Rolling Stones. Acredita que escrever é como soltar pássaros de gaiolas. Instagram: @eladaninelo @daniescreve / Twitter: @danislelas