Pop Rock e shows exclusivos marcam o segundo dia do MITA Festival 2023

No domingo (04), o MITA Festival 2023 contou com um público menor, proporcionando maior conforto para os fãs. No entanto, o encontro de amantes da música não perdeu nada de sua energia e entusiasmo. Para encerrar a grande festa, foram escaladas bandas de rock e pop comercial, como NX Zero, Capital Inicial, Sabrina Carpenter, The Mars Volta, Florence The Machine e muito mais.

O dia começou com muita força com uma apresentação exclusiva no Palco Deezer, que reuniu dois dos maiores nomes do rock nacional da década de 2010: Far From Alaska e Supercombo. FFAR iniciou o set com seu rock moderno, combinando passagens fortes de música eletrônica e composições em inglês e português, além da explosiva presença de palco da vocalista Emmily Barreto.

Após algumas músicas, os integrantes do Supercombo entraram em cena e apresentaram alguns de seus maiores sucessos, com destaque para o mega hit ‘Piloto Automático’, que foi cantado pelo público que ainda estava chegando no Novo Vale do Anhangabaú. Em minha opinião, a apresentação foi bem organizada, embora o set tenha sido bastante curto e não tenha havido muita interação entre os artistas, exceto pela participação de Emilly cantando junto com Léo Ramos e Carol Navarro. No entanto, essa parceria pode render bons resultados no futuro.

Continuando com mais parcerias inéditas no Palco Centro, o principal cenário do MITA 2023, vieram Tasha e Tracie e o compositor brasiliense Don L. Acrescentando um tom mais social ao evento, o fenômeno do rap independente apresentou músicas com mensagens fortes de protesto, abordando temas como racismo, violência policial e influências e vício em redes sociais, além de exibir imagens de protestos no telão de LED do palco. Mais uma vez, a parceria não foi bem explorada, e as gêmeas representantes do “expensive shit” apenas cantaram algumas de suas canções, sem uma verdadeira integração entre os artistas.

De volta ao Palco Deezer, Sabrina Carpenter, a primeira atração internacional do dia, encantou o público com um show cheio de carisma. Enquanto cantava músicas de seu mais novo álbum, ‘e-mails I can’t send’, a artista agradeceu ao público por enfrentar o intenso calor para assisti-la, fez piadas sobre caipirinhas e outros “estereótipos do Brasil” e elogiou seus fãs de forma emocionante, afirmando: “Vocês proporcionaram a melhor recepção do mundo”. Além disso, a cantora anunciou seu retorno ao país em novembro, quando abrirá os shows da popstar Taylor Swift durante sua nova turnê. Para agradar aos fãs mais antigos, Sabrina e sua equipe fizeram um cover de ‘The Great Escape’, de Gwen Stefani.

Continuando com mais Rock ‘n’ Roll, o público foi agraciado por um set do Capital Inicial, um dos nomes mais importantes do cenário nacional. Com um visual despojado, usando uma bermuda jeans e uma camisa aberta no peito, o icônico vocalista Dinho Ouro Preto logo comentou que aquele era um show especial, pois ele havia morado durante doze anos na região central de São Paulo e tocar no Vale do Anhangabaú era como “tocar no antigo quintal de casa”.

Em seguida, veio uma sequência de músicas que ajudaram a moldar e popularizar o pop rock no Brasil, incluindo sucessos como ‘Independência’, ‘Primeiros Erros’, ‘Não Olhe Pra Trás’ e ‘Natasha’. Curiosamente, essas canções foram cantadas até mesmo pelo público mais jovem, demonstrando que o som dos brasilienses é atemporal. Embora o Capital Inicial não fosse uma das atrações mais esperadas do evento, o profissionalismo de Dinho Ouro Preto e sua banda acabaram conquistando o público, tornando seu set um dos mais queridos de todo o festival.



Ainda na mesma linha sonora, veio uma das apresentações mais aclamadas do evento: NX Zero, que realizou seu primeiro show em São Paulo desde 2017. Em clima de celebração, a banda revisou todos os seus principais sucessos, desde as faixas mais antigas do álbum ‘Diálogo?’, que marcaram sua fase independente com influências de hardcore melódico, como “Apenas um olhar”, até os hits mais pop, como ‘Só Rezo’ e ‘Onde Estiver’, que foram trilhas sonoras de novelas da Rede Globo.

O momento mais emocionante do set foi a execução de ‘Cedo ou Tarde’, que contou com uma homenagem ao vocalista Chorão (Charlie Brown Junior), exibindo cenas de sua participação na música. Foi uma festa, com centenas de pessoas cantando em alto e bom som e demonstrando sua devoção à banda paulistana com cartazes e bandeiras. E o melhor de tudo: isso foi apenas o começo! O NX Zero continuará com mais apresentações da turnê #cedooutarde até o final de 2023.



Na reta final do evento, o público se dividiu: alguns foram para o Palco Centro para conferir o show das talentosas garotas do Haim e aguardar Florence The Machine, enquanto outros optaram por assistir The Mars Volta, a apresentação mais esperada pelos fãs de rock. Em seu primeiro show no Brasil em 20 anos, a banda liderada pelo excêntrico Cedric Bixler-Zavala apresentou um set enxuto de apenas 8 músicas, que abrangiam diferentes fases de sua carreira. Destaque para a execução impecável de ‘L’Via L’Viaquez’, na qual os músicos de apoio reproduziram com maestria as passagens de música caribenha e salsa.


Diferentemente de Lana Del Rey, a headliner Florence iniciou seu set pontualmente, abrindo com ‘Heaven Is Here’ e ‘King‘, faixas de seu último álbum completo, ‘Dance Fever’, lançado em 2022. Logo no início da apresentação, a musa decidiu presentear o público com alguns de seus principais sucessos, como ‘Ship To Wreck’ e ‘Dog Days Are Over’, levando a plateia à loucura com sua performance animada, pulando e correndo de um lado para o outro do palco. Além disso, a cantora incorporou um certo espírito underground ao cantar três músicas no meio da multidão, interagindo com os fãs e recebendo presentes deles. O show foi visualmente simples, com apenas a iluminação do palco, mas a energia contagiante de Florence tornou a experiência memorável, encerrando o festival de forma brilhante.

No geral, a experiência do MITA 2023 foi extremamente positiva. O evento saiu da mesmice e ofereceu shows exclusivos, proporcionando momentos únicos aos fãs. É válido destacar a excelente infraestrutura e a diversidade de atividades oferecidas pelos patrocinadores, tornando o espetáculo extremamente interativo, não se limitando apenas à música. No entanto, seria benéfico se o evento também tivesse algum impacto positivo na região afetada por diversos problemas sociais. Espero que questões como essa sejam incluídas na pauta “ESG” nas próximas edições. Que venha o MITA 2024!

Fotos – Tatiane Silvestroni (profissional credenciada pelo site MoodGate, que gentilmente compartilhou seu trabalho com a Hedflow)

Capital Inicial

NX Zero

Haim

The Mars Volta

Florence The Machine

Pop Rock e shows exclusivos marcam o segundo dia do MITA Festival 2023

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- Estudou jornalismo na Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Apaixonado por música desde criança e participante do cenário musical independente paulistano desde 2009. Além da Hedflow, também costuma publicar trabalhos no Besouros.net, Sonoridade Underground, Igor Miranda, Heavy Metal Online, Roadie Crew e Metal no Papel.