João Gordo e Vivi Torrico processam GNT por uso indevido do nome ‘Panelaço’


Nesta semana, João Gordo, apresentador e vocalista da banda Ratos de Porão, e Vivi Torrico, jornalista, produtora e coordenadora do projeto Solidariedade Vegan, moveram um processo contra o Canal GNT, filiada da Rede Globo. O motivo foi a escolha do nome do novo programa de Ana Clara, intitulado ‘Panelaço Ao Vivo’.

Embora não tenham efetuado o registro do nome, Vivi destaca que João utiliza o título ‘Panelaço em seu canal no YouTube desde 2014.

A partir do anúncio desse novo programa, o músico tem protestado ativamente nas redes sociais, questionando o canal GNT e perguntando se é normal “utilizar indevidamente” o nome e a dinâmica de programas de outras pessoas, como expresso em um tweet recente:




Em uma entrevista ao site Terra Degusta, Vivi comenta sobre a situação enfatizando o impacto do nome ‘Panelaço’, que se transformou em uma loja e um centro cultural. Inclusive, a própria jornalista da Hedflow, Stefani Costa, já foi convidada a participar de um dos programas do canal, o Clube do Risco, que tem como proposta arrecadar fundos ao projeto Solidariedade Vegan, ideia na qual Torrico afirma ter saído justamente do Panelaço:

“É muita sacanagem, uma falta de criatividade enorme e uma falta de empatia também porque o Panelaço acabou virando loja e depois um centro cultural. Do Panelaço saiu o projeto Solidariedade Vegan, que já distribuiu mais de 250 mil marmitas veganas. Nós somos criadores no underground e fazemos as coisas com o coração, pelo estilo de vida que a gente leva há muitas décadas”.

Além disso, a companheira de João Gordo afirma que ambos tentaram entrar em contato com a Globo para discutir o uso do nome, porém não receberam nenhuma resposta. O advogado do casal também enviou uma carta extrajudicial, que permaneceu sem resposta da empresa até o momento.

Vivi conclui que o objetivo é que a marca não seja utilizada, ou pelo menos, que haja uma comunicação apropriada caso queira permanecer usado o mesmo nome. Além disso, estão buscando uma indenização na justiça devido ao que consideram plágio do programa.


Imagem em destaque por Rodrigo Ferreira e Ugo Soares/UOL

João Gordo e Vivi Torrico processam GNT por uso indevido do nome ‘Panelaço’

Por
- Estudou jornalismo na Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Apaixonado por música desde criança e participante do cenário musical independente paulistano desde 2009. Além da Hedflow, também costuma publicar trabalhos no Besouros.net, Sonoridade Underground, Igor Miranda, Heavy Metal Online, Roadie Crew e Metal no Papel.