Marcelo D2 e sua tour Iboru com casa cheia em Berlim

Marcelo D2 e banda retornaram a Berlim nessa última sexta-feira (02), com evento lotado regado à roda de samba brasileiro e feijoada.

Se destacando como um verdadeiro artista moderno, seja na música, no cinema ou nas plataformas de streaming, D2 não reflete somente a cultura brasileira, mas a transforma e a redefine em cada nova obra. Seu legado é uma combinação harmoniosa de ritmos, letras e visuais que capturam a essência do nosso país, tornando-o num ícone cultural incontestável e sua trajetória é a prova da rica diversidade da nossa cultura, com suas nuances, pluralidades, controvérsias e maravilhosidades.

Eurotour 2024

Com um primeiro semestre cheio de apresentações em grandes festivais brasileiros como Lollapalooza, Sensacional, João Roque, dentre outros, foi hora de D2 e banda embarcarem para uma turnê europeia, que passou por Portugal, França, Espanha, Bélgica, Inglaterra, Irlanda e Alemanha, num total de dez apresentações. A sua última apresentação dessa temporada foi no evento Roda de Feijoada em Berlim (Alemanha), no Festsaal Kreuzberg e contou com a casa cheia.

Filme Iboru, produzido por Marcelo D2 e Luiza Machado


Iboru, que sejam ouvidas as nossas súplicas

Em parceria com a diretora e esposa Luiza Machado, Iboru (que no idioma iorubá significa algo parecido com ‘que sejam ouvidas as nossas súplicas’) um curta-metragem fictício que vem sendo exibido antes dos shows e leva o espectador para uma narrativa audiovisual de seu novo samba tradicional, que encontra o futuro e traz uma reflexão sobre as origens dos antepassados: o que aconteceria se Clementina de Jesus, João da Baiana e Pixinguinha se encontrassem, 100 anos atrás, para discutir o futuro do samba?

“A gente não constrói o futuro se a gente não olhar pro passado”, disse D2 sobre o conceito de ancestralidade do futuro e suas músicas e referências trabalham esses conceitos o tempo todo. Trata-se de misturar o tradicional com o moderno, trabalhar os graves do rap com as percussões tradicionais do samba, há décadas que essas nuances são muito bem usadas em seus mais de dez álbuns lançados desde 1998. Isso para não mencionar seus outros quatro álbuns com seus companheiros do Planet Hemp, que estão na ativa desde 1995.

Berlim com casa cheia e celebrante

Após a exibição do curta, às 22h, Marcelo se apresentou por cerca de 90 minutos, com muita interação com a plateia e menção a fatos de sua turnê recente. Seus clássicos hits foram apresentados e não faltou ‘Qual é’, ‘Desabafo’, ‘Povo de fé’, ‘Até clarear’, dentre outros temas que fizeram o público presente ali não passar um segundo sem cantar, dançar, reverenciar e aplaudir essa força da natureza.

Texto e fotos por: Edi Fortini




Marcelo D2 e sua tour Iboru com casa cheia em Berlim

Por
- Fotógrafa de shows desde 2008, é também diversas outras coisas, como: 'gateira', praticante de artes marciais, bibliotecária e pesquisadora de experiência do usuário. Adora conversar sobre música, filmes, livros, a vida, o universo e tudo mais. Para segui-la no Instagram: https://www.instagram.com/fortini.photos/