Expo ‘Not All Girls Like Pink’

Expo ‘Not All Girls Like Pink’

 

A KISMIF Conference é um evento académico/cultural/ artístico internacional realizado na cidade do Porto (Portugal), com a sua génese na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O é a discussão e partilha de informações em torno das culturas underground, práticas DIY e temas relacionados. O KISMIF é, até agora, o único congresso que analisa a teoria e a prática das cenas underground e culturas DIY como formas culturais cada vez mais significantes no contexto global. O objetivo é debater não apenas a música, mas outros campos artísticos, como o cinema e o vídeo, o grafitti e a arte urbana, o teatro e as artes performativas, a literatura e a poesia, a rádio, a programação e a edição, o design gráfico, o desenho, a arquitetura, ou ainda o cartoon e quadrinhos.

A primeira edição da KISMIF Conference foi realizada em 2014 e focou-se nas ‘Underground Music Scenes and DIY Cultures’. A segunda edição (2015) foi dedicada ao tema ‘Crossing Borders of underground music Scenes’. A terceira edição (2016) promoveu uma discussão em torno das ‘DIY Cultures, Spaces and Places’. A quarta edição irá relizar-se em 2018 e centrar-se-á no tema ‘Gender, Diferences, Identities and DIY Cultures’. Foi este último tema que inspirou a fotógrafa Helena Granjo a apresentar a exposição ‘Not All Girls Like Pink’, na qual se podem ver fotos de artistas e elementos do público feminino em cenários alternativos, como o Vagos Metal Fest, o SWR Barroselas, o Entremuralhas, o Cave 45 e o Hard Club.

“Não se trata de uma ode ao feminismo, longe disso, mas estando nós cada vez mais cercados de notícias em que a nível nacional e internacional em que a mulher aparece como o elemento mais fraco, vítima de pressões sociais e misóginas, eu apenas quero mostrar um outro lado, o qual muitas vezes não é conhecido do público em geral”, afirma Helena.

“Pelo menos no que eu vejo quando vou em reportagem nestes ambientes alternativos são mulheres e raparigas com garra e força, seja a dominar um palco, seja a dominar um moshpit, numa atmosfera livre de exigências e de preconceitos, onde todos são iguais. A música é a questão mais importante e procuro mostrar isso através da energia e da emoção das protagonistas das minhas imagens”, complementa a fotógrafa.

A inauguração será na no dia 5 de Julho às 15h no Bar dos Professores, na Faculdade de Letras e estará até ao fim do dia 07 de Julho. Estarão a decorrer outras atividades em paralelo em vários espaços (Faculdade de Letras, Casa da Música, Rivoli, Barracuda, etc), como conferências, documentários, exposições, showcases e live acts.

Link do evento da exposição:

https://www.facebook.com/events/443849429411828/

Página oficial:

https://www.kismifconference.com/pt/

Página oficial Helena Granjo

https://www.facebook.com/helenagranjophotography/
https://helena-granjo.format.com/

Expo ‘Not All Girls Like Pink’

Por
- Conteúdos políticos e sociais divulgados de forma espontânea e direta para um público apreciador de música, cultura e arte em geral.