Autista, baterista de 14 anos supera bullying tocando em banda de metal!


O jovem Eduardo Balardin tem 14 anos e aprendeu a tocar bateria aos 12. O menino tem autismo leve, mora em Dourados (MS) e conta que sofria bullying sendo chamado de “incapaz”. Uma banda de metal, que já conhecia o talento dele através de vídeos na internet, fez uma apresentação na escola de Eduardo. Ele foi convidado a fazer parte do grupo, o que para ele significa muito mais do que simplesmente tocar o instrumento predileto:

“Com a música eu consegui mostrar que não sou o que as pessoas falam, eu sou capaz de muita coisa!”


A banda Misbehaviour (que em tradução livre significa “mau comportamento”) tem mais de 20 anos de estrada. Em suas letras, eles falam de condutas ruins do ser humano, como inveja, ódio e bullying. O pai do menino, Fernando Baladrin, conta que na banda ele encontrou uma maneira de lidar com o sofrimento que lhe causavam as brincadeiras de mau gosto.

“Eduardo é sensível a ruídos ou barulhos desencontrados, porém a harmonia do metal só faz bem a ele. A música ajudou a transformar a vida do Du”, relata o pai. Segundo o baixista Pablo Leite, tocar bateria é um talento visível no garoto: “Ele é alto astral, gente boa e tem muito futuro”.


Para o vocalista Gilson Buzzio, o amor pelo metal trouxe a todos uma bela amizade. A inclusão de Eduardo no grupo foi uma consequência do que a banda quer realmente dizer:

“Não tenho dúvidas de que o Du será meu amigo para o resto da vida. A gente não deve olhar para as diferenças”.


O garoto treina muito e isso ajuda bastante na rotina de Eduardo, segundo o pai: “Eu até queria pedir desculpas aos meus vizinhos”, brinca Fernando. Com a música, Eduardo aprendeu a entender o respeito de outra maneira:

“Respeito é a melhor coisa da vida, com o respeito a gente consegue ser feliz”.



Texto por Diogo Nolasco – TV Morena e G1 MS


Autista, baterista de 14 anos supera bullying tocando em banda de metal!

Por
- Conteúdos políticos e sociais divulgados de forma espontânea e direta para um público apreciador de música, cultura e arte em geral.