Formado em 2004 por velhos amigos dos tempos da loja Megaforce em Porto Algre, RS, o One of Them aos poucos foi moldando sua sonoridade, mas sempre focando no thrash metal, um dos gêneros preferidos de todos os integrantes que já passaram pela banda. E agora, exatamente após dez anos do lançamento do primeiro EP, I Am One of Them, o grupo retorna do estúdio com seis faixas transbordando agressividade.
Blind Faith representa não apenas uma nova fase, mas também tudo aquilo que a banda vem afirmando desde sua formação: a reunião de amigos para celebrar o thrash metal.
O baixista Alexandre Guterres ratifica essa amizade em nome do Metal:
“Depois de tanto tempo ensaiando, compondo e ensaiando repetidamente, foi um enorme prazer entrar em estúdio e acompanhar o nascimento dessas músicas que fizemos com grande amor ao Metal, sempre em um espírito de amizade, parceria e diversão. E contar com o talento, o conhecimento e as dicas inestimáveis do mestre Sebastian Carsin faz com que tenhamos certeza de que fizemos o nosso melhor”.
Blind Faith apresenta também a nova formação, composta por GG Mussi (vocal), Jeff Witt e Ivan Santos (guitarras), Alexandre Guterres (baixo) e Jonas Koehler (bateria) e a aposta na língua portuguesa em ‘Pulverizados’, a primeira música na carreira do grupo cantada em português.
Já disponível em todas as plataformas digitais, o EP apresenta uma arte gráfica condizente com sua fúria musical, com mais um trabalho de qualidade de Jean Michel. Todo o processo de produção foi realizado por Sebastian Carsin (Estúdio Hurricane), que destacou alguns pontos sobre essa parceria:
“Gravar com a One of Them é sempre uma grande festa, pois no final das contas eles são headbangers verdadeiros, que escutam Metal há bastante tempo, assim como eu. A produção ocorreu tranquila e prazerosa, as músicas estavam num estágio bastante avançado e só colocamos algumas coisas a mais no tempo e pequenos arranjos aqui e ali. A mix e master acabei fazendo sozinho, onde a banda me deu total liberdade pra tomar decisões, mas sempre com uma premissa: que o som ficasse o mais orgânico possível. Tudo foi gravado com microfones, nada de simulação, nada de bateria eletrônica… Meu maior interesse era que a banda ficasse com um som que os representa-se”.
O guitarrista Ivan Santos, que agora debuta com a banda, comenta a indicação do ex-integrante Zé Henrique para integrar o One of Them:
“Fiquei honrado desde que fui convidado pelo Zé Henrique a fazer parte dessa turma de irmãos do thrash metal e dividir horas de ensaios, palcos, músicas novas, e agora, mais contente ainda ao sair do estúdio de gravação com essa obra do jeito que queríamos. E, confesso, já estou ansioso para os próximos…”
Outro novo integrante, o baterista Jonas Koehler compartilha da mesma empolgação ao falar de sua entrada na banda e sobre o resultado final do trabalho:
“Passar da condição de fã da banda e frequentador de ensaios para o comando das baquetas/tambores, já era um sonho sendo realizado. Trabalhar no processo de ensaios/composição/gravação ao lado destes irmãos thrashers sob a “regência” do mestre Sebastian Carsin e ver o resultado desta obra é recompensador!”
Foto em destaque por Day Montenegro