Vinces adiciona ritmos dançantes ao rock em ‘Deixa Ela Sambar’

Misturar estilos musicais distintos é um processo que demanda criatividade, paciência e um quê de minimalismo para que ritmos, batidas e melodias figurem num mesmo contexto no resultado final.

Vinces, em seu segundo ano de existência, foi ousada o bastante para colocar rock, música eletrônica e samba em uma só música e moldar uma sonoridade única em Deixa Ela Sambar, single recém-lançado nas plataformas de streaming.

‘Indie brasileiro’ é o gênero cunhado pela Vinces, formada em Rio Claro, no interior de São Paulo. As guitarras com efeito introduzem uma atmosfera ora intimista, ora dançante, com incursões da cadência do samba. Mas é tudo amarrado e minucioso para que cada instrumento apareça de forma uniforme, e logo o ouvinte está envolvido entre riffs e batidas.



À época do pré-lançamento do single, no último mês de agosto, a Vinces pôde testar o single ao vivo no Locomotiva Festival, em Piracicaba, já considerado o mais concorrido e prestigiado fest do interior paulista, cuja edição deste ano teve nomes como Tuyo, Francisco El Hombre, The Baggios.

‘Deixa Ela Sambar’ é o prolongamento natural do EP de estreia. Parábolas, lançado em 2018, é mais roqueiro, com referências de Arctic Monkeys e Muse, enquanto o single acrescenta pitadas da brasilidade de Los Hermanos e Jorge Ben Jor.

 

Vinces hoje é Cauê Siqueira (vocal e guitarra), Vinícius Avila (guitarra, samples, teclado e segunda voz) e Fabrício Andrade (baixo e percussões) – um power trio sem bateria. A banda explica o conceito:

“Somos, sim, uma banda de rock sem baterista. Quebramos conceitos pré-fabricados do que é tocar rock e isso nos liberta. Modernizamos e criamos livremente cada batida, inclusive no sentido de poder emular uma batida que possa extrapolar os limites de uma batida orgânica de bateria”.

O primeiro registro traz 10 faixas que se conectam entre si. A banda lançou uma música a cada primeiro dia do mês, acompanhada de um videoclipe teatral.

Após a fase Parábolas e a saída do baterista (Rafael Casagrande), Vinces iniciou uma parceria com Davi Selingardi (Voltare) na produção de dois novos singles. Esse processo possibilitou a banda a elaborar e conhecer suas influências e construir um estilo único para seu som.

Dessa forma, Vinces apresenta o estilo ‘Indie brasileiro’ que significa a harmonia do indie rock com as raízes brasileiras: o ritmo brasileiro é modernizado pela banda com a presença de beats e percussões no palco que mantém o fator orgânico.

Vinces adiciona ritmos dançantes ao rock em ‘Deixa Ela Sambar’

Por
- Conteúdos políticos e sociais divulgados de forma espontânea e direta para um público apreciador de música, cultura e arte em geral.