Em entrevista ao jornalista Adriano Lins, do portal de notícias NSC Total, o professor de história, Christian David Machado, de 39 anos, explicou como é ensinar a disciplina na rede pública de Blumenau através da música.
Criado em 2010, o projeto Pré-Histórica tem o objetivo de trazer fatos importantes da história do Brasil e do mundo inserindo-os em letras de autoria do próprio professor, que “são cuidadosamente encaixadas em melodias nos estilos Rock’n Roll, Heavy Metal e Blues”.
“Penso primeiro na melodia, depois faço um jogo de palavras essenciais, que precisam rimar e fazer sentido. Com melodia e letras prontas, vou testando até conseguir a harmonia”, conta Christian.
Quando surgiu a ideia de lecionar utilizando a música como instrumento, o docente utilizava o método apenas em suas próprias turmas. Porém, em 2012, com o crescimento e com o sucesso do projeto, uma banda com ex-alunos foi criada para tocar em outras instituições da cidade. Desde então, já foram gravados três álbuns, que também inspiraram outros professores a utilizarem o método. Os temas são variados: Revolução Industrial, Egito Antigo, Iluminismo, Constituição e Sociedade Feudal.
“Não podemos ter uma escola do século 19, com professores do século 20 e alunos do século 21. Nesse contexto a inovação tem que ser constante”, afirma o professor.
Hoje, Christian David oferece sua estratégia de ensino para 90 alunos do ensino fundamental da EBM Visconde de Taunay e para outros 120 da EBM Prof Friedrich Karl Kemmelmeier, situadas no bairro Itoupava Central. O professor também ministra suas aulas para estudantes do ensino médio no SESI de Blumenau.
“É gratificante saber que estou ajudando muita gente deixando as aulas de história diferentes. No meio do caminho encontrei alguma resistência, mas aos poucos a ideia foi sendo aceita”, compartilha.
O material produzido por Christian também é divulgado em seu canal no Youtube, fazendo com que o espaço seja utilizado pela comunidade, por educadores e outros alunos.
Foto em destaque por Nathan Neumann