Santiago e toda a Região Metropolitana da capital chilena permaneceram, pela terceira noite consecutiva, sob o toque de recolher. Hoje (22), subiu para 13 o número de mortos nos protestos que tomaram conta do Chile desde o final da semana passada.
O caos se iniciou depois do aumento no custo da passagem do transporte público, mas logo tomou proporções e abraçou novas pautas e reivindicações. A resposta do governo, atualmente presidido por Sebastián Piñera, foi autoritária, represiva e com o uso violento da força policial.
O guitarrista do Exodus, Gary Holt, usou sua conta no Instagram para prestar apoio e solidariedade aos chilenos. O músico, que esteve há poucas semanas no país, durante a turnê de despedida do Slayer pela América do Sul, fez um texto extenso, mas que foi apagado da rede.
*Até o momento, não sabemos se a retirada da publicação partiu do próprio Gary ou se foi o Instagram que deletou. Confira o print do post original:
“Gente do mundo, a democracia no Chile está em crise. As pessoas tomaram as ruas em resposta após mais de 30 anos de privatização dos serviços básicos e direitos (educação, saúde, água, moradia e pensão), falta de segurança no trabalho, confabulações, roubos, a devastação ambiental da Terra etc. Tudo que é protegido pela constituição de 1980, escrita durante a ditadura Pinochet. O governo de Sebastían Piñera ordenou ao exército e a polícia militar que saim às ruas e imponham um toque de recolher, restringindo o transporte público, o direito de protestar e a livre movimentação dos cidadãos. Os meios de comunicação em massa mostram os protestos como um caos e culpam os manifestantes. Hoje, a população chilena se encontra nas ruas pedindo justiça social, com as famílias inteiras cansadas de serem abusadas. “Pedimos que o mundo expresse sua solidariedade ao Chile, e se oponha totalmente às medidas violentas do governo Piñera, que priva a população de seus direitos humanos básicos”.
Algumas horas depois, outra publicação foi feita pelo guitarrista:
“Eu vou deixar isso um pouco mais claro. Já que desejar a segurança de amigos no Chile não é claro o suficiente para alguns. Desejo segurança a todos os afetados pelos eventos no Chile. Esperando que tudo acabe em breve. Mantenham-se seguros”
Foto em destaque por Victor Souza