Em época de isolamento e restrições de eventos, manter uma banda em atividade é uma tarefa complicada. Estar perto do seu público é um grande desafio nos tempos atuais. E nesse momento, o grupo paulistano Labirinto, apostou em uma escolha certeira, e conseguiu trazer para dentro de nossas casas, a intensidade e o clima que é estar em um show da banda.
Inédito na extensa carreira do sexteto paulistano de post-metal, a Labirinto lançou, no último dia 4 de Setembro, pelo selo alemão Pelagic Records, e o brasileiro, Dissenso Records, o seu 11º trabalho, mas o primeiro disco gravado inteiramente ao vivo.
As músicas foram gravadas durante a apresentação da banda no aclamado festival, Dunk!Festival, realizado em 2019 na Bélgica, e conta com todas as faixas do disco de estúdio Divino Afflante Spiritu, lançado no mesmo ano. Porém, o registro ao vivo materializa toda a intensidade e energia das elogiadas apresentações do grupo, contando com detalhes de arranjos diferentes do álbum. O show do Labirinto é tocado de forma ininterrupta, com passagens dinâmicas entre as composições.
Você pode conferir o bate-papo da banda com a Edi Fortini e o Bruno Teixeira na hedflow TV logo abaixo:
O disco ao vivo traz também uma faixa inédita, ‘Napheleim‘, um dos pontos altos de suas apresentações; nela, quase todos os músicos no palco tocam tambores e instrumentos de percussão, transformando o evento em uma manifestação ainda mais catártica.
Divino Afflante Spiritu é um álbum de atmosferas densas e ameaçadoras, texturas cuidadosamente colocadas em camadas e combinadas com os riffs de guitarra pesados e brilhantes paisagens sonoras. Ao vivo, a combinação desses elementos explora uma nova dimensão, na qual o público torna-se parte da massa sonora, e é envolto pelo turbilhão de sensações e melodias carregada de alta carga emocional.
Não é uma trilha sonora para um paraíso tropical, como nosso país. É um álbum de cores escuras e frias. É visceral e intenso. A banda busca, em todas suas apresentações, transmitir estes sentimentos e, em Live At Dunk!Fest, fica nítida a entrega de corpo e alma destes seis músicos no palco.
A captação foi elaborada pela própria organização do evento, e a mixagem, masterização e arte da capa ficou por conta de Muriel Curi (Dissenso Studio/Labirinto).
Devido a pandemia, não haverá um lançamento específico, com shows e turnês. Porém, a banda recebeu o convite de apresentar uma primeira amostra do álbum no festival inglês ArcTanGent (um dos grandes eventos mundiais dedicado ao post-rock/metal), que aconteceu no dia 21 de Agosto. E também, agora no mês de Setembro, terá um destaque na norte-americana Metal Injection, parte do festival virtual Slay At Home, promovendo o álbum.
Você também já pode conferir o vídeo completo da apresentação no Dunk Festival no Youtube logo abaixo: