Já ouviu Carolina Zingler?
Ela se apresenta assim: “Cantar me faz bem, me alinha, renova tudo em mim. Me faz acreditar no sentido de tudo.”
Com um coração cigano batendo no peito, Carolina veio do sul do Brasil para conhecer e desbravar novas possibilidades. Fica claro que as grandes fontes de inspiração da cantora são a natureza, o universo e a vida em todos os sentidos.
Ela faz jus ao significado de seu nome, que significa ‘mulher do povo’ e/ou ‘mulher doce’.
E é assim, com seu coração cigano, sua alma que acolhe pessoas e com uma voz doce, que ela leva jazz por onde passa.
Em 2011, Carolina lançou o primeiro álbum autoral, Butterfly, mas seu trabalho ficou mais conhecido quando, em 2015, criou o movimento de música de rua ‘Esquina do Jazz’, para mostrar o seu segundo disco, Birds Flying High.
Seu trabalho tem influências diversas: Tori Amos, Badi Assad, Cocteau Twins, Eddie Vedder, Billie Holliday, Joni Mitchell, Nina Simone, Duke Ellington, Elis Regina.
Em 2018, Carolina e sua banda Nuvens apresentaram as canções do terceiro álbum, Mantras da Mata. Em 2019, ela seguiu em turnê pela Europa, apresentando o disco em vários concertos na cidade de Lisboa. Também levou o movimento ‘Esquina do Jazz’ para diversos países.
Caso você ainda não conheça o ‘Esquina do Jazz’, se trata de um movimento de música de rua, que começou em 2015, quando Carolina encontrou uma charmosa esquina (o encontro das ruas Peixoto Gomide e a avenida de São Paulo) e ali montou seu palco para apresentar o novo repertório aos ouvintes interessados.
A partir do dia 9 de julho de 2015, feriado em São Paulo, a esquina foi batizada pelos frequentadores do movimento como a ‘Esquina do Jazz’. A partir daí, o local ganhou asas, e, com essa liberdade, a ‘Esquina do Jazz’ pode ir pra qualquer lugar do mundo.
Carolina e Nuves viajaram pelo mundo, para nossa sorte, a essa tour virou uma série com 8 episódios, todos disponíveis no canal dela no Youtube. Cada e episódio foi gravado em um lugar diferente, nas seguintes cidades: Lisboa, Luxemburgo, Berlim, Praga, Amsterdã, Paris, Marraquech, Porto, Lisboa. Você pode conferir essa aventura através do link abaixo:
Para conhecer mais sobre o trabalho de Carolina Zingler, deixo essa playlist logo abaixo:
Foto em destaque por Paty Tessmann