Lurdez da Luz e DJ Thomas Arndt juntam ritmos brasileiros, eletrônico e política em ‘Um Maracatu Desse’

O projeto Another Music, do DJ estadunidense Thomas Arndt, convidou Lurdez da Luz para unir o maracatu com o eletrônico, e assim surgiu ‘Um Maracatu Desse’. O single antecipa o EP com remixes de artistas como DJ FlavYa, Odara Kadiegi, Luana Flores, Furmigadub e Tayhana, que será lançado no fim de junho como parte de uma Festa de São João virtual.

“A gente queria conectar essa música com a situação política, mas não de uma forma polêmica. Mais de uma forma de amor pro povo, amor pelo Brasil que luta, celebrando a cultura que este governo não aguenta. Eu tive essa ideia de trocadilho com desse/desce e a Lurdez levou pra outro nível.”, elogia Thomas.

A colaboração da Lurdez da Luz com o Another Magic traz algo diferente do que a artista faz há 20 anos, porém conectado com uma das principais características de sua arte: mixar o mais profundo do Brasil com tudo que se absorve do resto do mundo.

“Não conhecia o Thomas pessoalmente, isso tem rolado na pandemia, pessoas incríveis que parecem tão próximas e você não conhece presencialmente mas conhece pela internet. Ele curtia meu trabalho me convidou e super aceitei. A inspiração maior para a letra foram meus carnavais em Olinda, veio dessas memórias. Dos encontros pelas ladeiras, fantasias e romances.”, conta Lurdez.

O single ‘Um Maracatu Desse’ é uma produção de Thomas Arndt (Another Magic), com letra e voz de Lurdez da Luz, e saxofone de Adrienne Kerr. A mixagem foi feita por Onus Lumens, com masterização de Rachel Field (Resonant Mastering). A capa do single é obra da artista Isabela Piña Colada.



A união de sons tipicamente brasileiros e da música eletrônica aparece na obra do Another Magic também no single ‘Coco da Purpurina’, lançado no Carnaval deste ano em colaboração com a Ana Bispo. De acordo com Thomas, a canção ‘Um Maracatu Desse’ é uma forma de mostrar que é preciso ser criativo e fazer arte da rua e pro povo.

Essa faixa tem base de maracatu, misturado com grave e a Lurdez da Luz. Sou muito fã dela há muitos anos e tem sido SUPER legal trabalhar com ela. A Lurdez é muito simpática e ela estava empolgada com cada passo do processo. A gente trocou muitas ideias sobre a música e as letras. Tô muito feliz por poder seguir experimentando com a percussão brasileira e conectando com mais artistas do Brasil. Também estou feliz em trabalhar com dois artistas da Paraíba, Luana Flores e Furmigadub, com a DJ Flavya de novo, com a incrível DJ Odara e com Tayhana de CDMX. E a maioria das artistas envolvidas, como sempre, são mulheres.”, alegra-se Thomas.

Thomas Arndt (Another Magic) – Foto por Sam Smith



O projeto Another Magic consiste em experimentação sonora e criatividade. Criado por Thomas Arndt, o produtor transforma itens achados em seu quintal em instrumentos de percussão. Desde 2017, Arndt conecta sua música com a latinidade ao explorar instrumentos percussivos e grooves sônicos 3D.

O EP com os remixes contará com uma festa de lançamento no dia 26/06 (sábado), às 18h, na Rádio Cafuné, onde entre os convidades estará Lurdez da Luz, os DJ’s que participarão do EP de remixes, e Ana Bispo.  Será realizada arrecadação de fundos para uma ONG em Olinda (PE). O grupo é Coletivo Mulher Vida, que desde 1991 empodera mulheres para o enfrentamento das violências doméstica, sexual e sexista. A Rádio Cafuné é um veículo colaborativo, auto-produzido, independente e feminista, que toca sets de DJs 24h por dia, todos os dias da semana, onde todos podem tocar.


Foto em destaque por Gisele Sanfelice

Lurdez da Luz e DJ Thomas Arndt juntam ritmos brasileiros, eletrônico e política em ‘Um Maracatu Desse’

Por
- Latino-americana, imigrante e jornalista. @sttefanicosta