Nos dias atuais, a visibilidade do rock na grande mídia brasileira é praticamente nula. Infelizmente, a MTV Brasil já não realiza transmissões na rede aberta, grandes revistas voltadas ao segmento deixaram de existir e diversas emissoras de rádio e TV não oferecem espaço ao estilo. No entanto, mesmo com todas as adversidades existentes no cenário musical independente, alguns grupos ainda conquistam dezenas de fãs e arrastam multidões aos seus shows. Certamente, o grupo carioca Menores Atos – considerado como uma das maiores revelações do underground dos últimos anos – faz parte dessa lista exclusiva.
A banda formada na capital Fluminense no ano de 2002 esteve ativa na cena local ao longo de quase duas décadas, mas conquistou uma base sólida de seguidores após o lançamento do álbum “Animália” (2014), que conta com os emblemáticos singles “Sereno” e “Passional”. No entanto, desde o lançamento do excelente disco “Lapso” (2018), o grupo vem recebendo enorme credibilidade no espaço rock brasileiro, chegando a realizar uma apresentação na última edição do festival Rock in Rio (2019) e em outros importantes eventos musicais do país, entre eles: Oxigênio festival (São Paulo), Polifonia (Rio de janeiro) e Agosto Pro Rock (Belém). Além dessas conquistas, o grupo também lançou trabalhos com artistas e bandas que possuem enorme visibilidade no mainstream, como Lucas Silveira (Fresno) e Tuyo.
Após mais de um ano e meio sem realizar apresentações em São Paulo, o trio retornou à metrópole no último sábado para matar a ansiedade infinita de sua legião fiel de fãs com o show de encerramento da turnê “Lapso”. Entre novos espectadores e seguidores incondicionais, os rapazes responsáveis por composições melancólicas e emotivas reuniram uma multidão fervorosa na Fabrique Club.
A abertura da festa ficou por volta da banda Putz – projeto paralelo liderado por Cyro Sampaio e Gi Ferreira. Acompanhados por efeitos especiais psicodélicos exibidos no telão de LED do clube, o quarteto soft-grunge apresentou um set repleto de novidades, destacando as novas músicas do álbum homônimo, cujas canções ainda não haviam sido apresentadas ao vivo. Apesar da pouca interação com o público, o grupo aqueceu a pista com as músicas “Grave”, “Mergulhar” e “Fantasma-solidão”.
Por volta das 20h30 e com a casa já completamente lotada, os integrantes do Menores Atos subiram ao palco da Fabrique e mandaram logo de cara o single “Passional” e seguiram com as músicas “Doisazero” e “O que te trouxe até aqui”, levando o público a loucura. A euforia foi tamanha que os presentes na pista acabaram acompanhando as letras das canções cantando mais alto do que o próprio vocalista Cyro Sampaio. Em seguida, a banda apresentou os novos singles “Breu” e “Muro”, cujas execuções foram “decoradas” com a exibição de seus respectivos videoclipes.
Em seguida, o show continuou com os singles “Miopia” e “Pressa”, além de uma mescla de diversos b-sides dos álbuns Animália (2014) e Lapso (2020), entre eles: “Transtorno”, “Karatê” e “Amanhã”. Embora o vocalista Cyro Sampaio não tenha apresentado o mesmo diálogo íntimo com a plateia em comparação às apresentações anteriores do grupo, a banda mostrou uma presença de palco fantástica, além de performance técnica inacreditavelmente alinhada e profissional, acertando perfeitamente o timing entre as canções. Certamente, um grande feito, levando em consideração que os músicos estiveram distantes dos palcos por quase dois anos.
Ao entrar na parte final da apresentação, o grupo prosseguiu com uma sessão das canções mais marcantes do álbum Animália. Durante a execução da música “Sobre cafés e você”, Cyro entregou a voz ao público, e os presentes responderam em um coro generalizado. Sem desanimar, os fãs continuaram firmes na voz durante a última música, e acompanharam palavra por palavra de “Sereno”, que marcou o encerramento da noite com uma explosão de luzes no palco e na tela de LED da casa.
Em conjunto com a organização da produtora Powerline, a excelente infraestrutura do clube Fabrique e a resposta visceral da plateia, a banda Menores Atos fez transformou o primeiro sábado do mês de dezembro de 2021 em uma data histórica. Através de suas belíssimas composições, Cyro Sampaio e companhia realizaram um show praticamente sob medida, que foi capaz de liberar sentidos diversos em todos os presentes.
Menores Atos