Ville Valo, icónico líder do HIM, regressa a Portugal com projeto solo

Após uma colossal tour de despedida da sua banda de sempre em 2017, a que se seguiu um longo período de silêncio editorial interrompido apenas pela edição do EP Gothica Fennica Vol.1 no ano passado, o icónico Ville Valo vai regressar aos lançamentos de longa-duração e às digressões já no início de próximo ano.

Primeiro, o cantor e músico finlandês vai finalmente lançar o seu muito aguardado álbum solo sob a designação VV e, depois, embarca numa extensa tour pela Europa. O regresso a Portugal terá duas datas agendada para os dias 26 e 27 de Fevereiro de 2023, no Cineteatro Capitólio e no Hard Club, em Lisboa e no Porto, respectivamente.

Na bagagem, o talentoso mentor e compositor dos saudosos HIM traz a novidade ‘Neon Noir’ – mais um exercício na arte de fundir luz e escuridão que, segundo o próprio, com o bom humor que se lhe conhece, soa “como se os The Mamas And The Papas se vestissem como os Metallica para irem a uma festa de Halloween”.



Na história do rock alternativo do século XXI serão poucos os artistas capazes de lançar uma sombra mais longa ou peculiar sob o estilo que Ville Valo, o pioneiro finlandês do “love metal”. Feitas as contas, os HIM – banda que liderou de 1991 a 2017 – posicionam-se facilmente entre os nomes mais icónicos e idiossincráticos deste milénio. Zelosamente reverenciados, alegremente insultados, mas impossíveis de ignorar, deixaram uma marca indelével numa legião mundial de fãs e o fundador dos His Infernal Majesty afirmou-se desde muito cedo como um personagem encantadoramente desfasado do status quo.

Inspirado pelos poetas, de Poe a Bukowski, e tingido por uma propensão para a tristeza perfumada do doom, com a sua banda, Valo criou oito álbuns que lhe valeram mais de dez milhões de discos vendidos, uma nomeação para os Grammy, inúmeras capas de revistas, aclamação da crítica e a veneração de uma geração.

Em 2017, após um silêncio editorial de quatro anos, a notícia de uma tour de despedida dos HIM foi recebida com choque e descrença entre os devotos, dando início desde logo a uma especulação interminável em relação a como seria, a partir dali, o futuro do músico.

“Por mais divertidos que tenham sido os ritos fúnebres para os HIM, foram precisas mais que algumas luas para lamber as minhas feridas à sombra do Heartagram e arranjar uma boa desculpa para voltar a dedilhar a guitarra e cantarolar. Às tantas, decidi finalmente pôr uma trela no meu amado cão preto e começámos a uivar juntos em vez de ladrarmos um ao outro. Foi assim que nasceu a ‘Loveletting’, explica o músico finlandês, referindo-se ao primeiro single de avanço para Neon Noir, que será lançado no início do próximo ano.



BILHETES
Locais de Venda: Meo Blueticket (Capitólio) e Ticketline (Hard Club).
Lojas: FNAC e bilheteira.fnac.pt, Worten, El Corte Inglés, Turismo de Lisboa, ABEP, Ask Me Lisboa, Casino Lisboa, Centro Cultural de Belém, Fórum Aveiro, Galeria Comercial Campo Pequeno, Shopping Cidade do Porto, Time Out Mercado da Ribeira, U-Ticketline e Unkind.pt.
Internacional: Masqueticket.

Ville Valo, icónico líder do HIM, regressa a Portugal com projeto solo

Por
- Conhecida também como 'A Menina que Colecionava Discos', é colecionadora de música desde os 13 anos de idade. Gastrônoma de formação, mas atua como jornalista e fotógrafa há 7 anos. Criou uma maneira de mostrar que mulher também coleciona e entende de som, com o objetivo de inserir o feminino em todos os estilos de rock e metal. Instagram: @eusouajessicamar