No mês de setembro deste ano, como parte da celebração do bicentenário da Independência do Brasil, a Filarmônica de Minas Gerais realizará uma turnê por Portugal, trazendo ao país obras consagradas do repertório sinfónico brasileiro. A Orquestra passará por três cidades: Porto (Casa da Música, em 6 de setembro), Lisboa (Centro Cultural de Belém, dia 8) e Coimbra (no Convento São Francisco, dia 9).
Ainda em Lisboa, no dia 7, a Orquestra fará um concerto ao ar livre e gratuito, no Jardim da Torre de Belém, dentro da programação do Festival Lisboa na Rua, organizado pela Câmara Municipal de Lisboa. Todas as apresentações serão dirigidas pelo maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica.
Nas três salas de concerto, o repertório contará com obras do compositor português Braga Santos (Abertura Sinfónica nº 3, op. 21), de Villa-Lobos (Choros nº 6 e Bachianas Brasileiras nº 3, sendo esta última com solo do pianista brasileiro Jean-Louis Steuerman) e de Carlos Gomes (O Escravo: Abertura e Alvorada). O set da apresentação no Jardim da Torre de Belém levará para o festival Lisboa na Rua os ritmos da cultura brasileira, destacando-se a variedade de estilos e as influências de suas raízes na música orquestral feita no país. Serão obras de Alberto Nepomuceno, Eleazar de Carvalho, Francisco Mignone, Gilberto Mendes, Guerra-Peixe, Lorenzo Fernandez e Carlos Gomes, além da mesma peça do português Braga Santos.
“É com grande orgulho que a Filarmônica faz a sua primeira tour europeia, incluída nas celebrações dos 200 anos da Independência do Brasil. Levaremos ao nosso país-irmão um repertório luso-brasileiro, com obras significativas do melhor da música sinfónica dos dois países e a participação de Jean-Louis Steuerman, um dos nomes mais importantes dentre os pianistas brasileiros. Os concertos, que serão realizados na semana da Independência, em três cidades portuguesas, não só levarão o nome do Brasil e de Minas Gerais à Europa, mas consolidarão o trabalho que a Filarmônica vem fazendo há quase quinze anos, como algo que representa o melhor da cultura brasileira”, disse o maestro Fabio Mechetti.
Também como parte das comemorações do bicentenário da Independência, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais lançará um CD inédito, com obras compostas por Dom Pedro IV (imperador Dom Pedro I, no Brasil). Este CD integra a série ‘A música do Brasil’, projeto realizado em parceria com o Itamaraty e o selo internacional Naxos.
SERVIÇO
ORQUESTRA FILARMÓNICA DE MINAS GERAIS EM PORTUGAL
Casa da Música – Porto
Quando: 6 de setembro, às 19h30
Morada: Avenida da Boavista 604-610 – Sala Suggia
Bilhetes: 14 euros
Jardim da Torre de Belém – Lisboa
Quando: 7 de setembro, às 21 horas
Morada: Jardim da Torre de Belém
Bilhetes: Gratuito
Centro Cultural Belém – Lisboa
Quando: 8 de setembro, às 21 horas
Morada: Praça do Império 1449-003 Lisboa
Bilhetes: 15 euros
Convento São Francisco – Coimbra
Quando: 9 de setembro, às 19 horas
Morada: Avenida General. Humberto Delgado, 99
Bilhetes: 5 euros
Foto em destaque por Daniela Paoliello