Nem o fã mais otimista do Espaço Unimed seria capaz de imaginar que o clube recuperaria sua agenda de shows de forma tão rápida. Após a pandemia de COVID-19, que paralisou o setor cultural por quase dois anos, em novembro de 2021, medidas de flexibilização começaram a ser adotadas, possibilitando a retomada de eventos musicais no local. Desde então, o clube não parou por um momento, e vem sediando uma média de 3 espetáculos musicais por semana.
Porém, mais surreal do que vivenciar a retomada triunfante da casa, foi observar um artista que se encontra fora dos holofotes da “grande mídia” levar o clube a uma de suas maiores lotações desde o começo do período ‘pós-pandêmico’. Na última quarta-feira (18), centenas de pessoas compareceram em peso para assistir a apresentação do músico havaiano Jack Johnson.
Nascido em Oahu, em 1975, no estado americano do Havaí, Jack Johnson foi um dos principais nomes da acoustic music durante a década de 2000. Devido a seu talento acima da média, o rapaz chamou a atenção do compositor Ben Harper ainda no começo de sua carreira musical, em 2001, que o “apadrinhou” e “fez a ponte” entre o músico com a gravadora Universal Records para a distribuição de seu primeiro álbum, intitulado Brushfire Fairytales. Entre 2005 e 2007, Johnson conquistou o mainstream com o álbum In Between Dreams (trabalho que destaca os hits ‘Better Together‘ e ‘Sitting, Waiting, Wishing‘) e com o belíssimo videoclipe animação/live-action de ‘Upside Down’, single da trilha sonora do filme infantil Curious George”.
Durante a década passada, Jack lançou mais alguns discos, que, infelizmente, não receberam grande atenção da ‘mídia de massa’. No entanto, o havaiano ainda possui uma carreira ativa. Aos 47 anos, ele segue pelo mundo divulgando projetos de caridade, atividades extracurriculares para crianças e adolescentes e ‘Meet the Moonlight, seu oitavo álbum de estúdio e primeiro trabalho completo em cinco anos.
A casa abriu pontualmente às 19h, e o público inicial pôde tirar fotos do banner exclusivo da turnê, acompanhar a discotecagem ou comprar merchandising exclusivo na barraca da Highlight Sounds.
Por volta das 20h, o carioca Rogê subiu ao palco para animar a plateia. Em um set especial, o músico destacou, em sua maioria, canções que compôs em conjunto com outros artistas populares do samba, entre elas: ‘Quero Balançar‘ e ‘Suingue de Samba‘ (Arlindo Cruz), ‘Diáspora Negra’ (Nei Lopes), ‘Presença forte‘ e ‘Pra você amigo’ (Seu Jorge).
Nos poucos momentos em que interagiu com o público, Rogê comentou que havia conhecido Jack Johnson no backstage e ainda brincou ao afirmar: “O cara é um dos nossos, muito gente boa”. Além disso, ele também falou um pouco sobre sua rotina no exterior e arrancou uma salva de palmas dos presentes ao mencionar: “O calor humano só existe aqui”.
Infelizmente, os telões laterais não foram ligados durante o set, e a iluminação do palco permaneceu baixa durante toda a apresentação. No entanto, a ousada proposta de levar samba para o público do pop funcionou muito bem.
Ao término do show do Rogê, o Espaço Unimed alcançou sua lotação máxima. O volume de pessoas dentro da casa de espetáculo era tanto que o simples ato de caminhar se tornou uma tarefa árdua. Além disso, muitos fãs tiveram dificuldades para entrar na pista premium, e a equipe do local necessitou organizar uma fila de espera.
De bermuda, camiseta e chinelo, Jack Johnson surgiu no cenário e cumprimentou os fãs com um simpático “Olá, tudo bem?”. Na sequência, mandou ‘Mudfootball‘, cuja execução foi decorada com efeitos psicodélicos e com o “dono da noite” mandando um solo de violão improvisado. Ao término da brincadeira, ‘Taylor’ abriu a sessão de sucessos, com imagens de um belíssimo céu azul e pôr do sol em uma praia paradisíaca enfeitando o clima “good vibes” da faixa. Aproveitando a temática “sol e praia”, a mesma decoração foi utilizada em ‘One Step Ahead‘ – principal single do novo disco Meet the Moonlight.
Após arriscar algumas palavras em português com a plateia, Johnson decidiu homenagear alguns de seus ídolos em uma dobradinha com os covers ‘Flake/In the Summertime’ (Jimi Hendrix) e ‘You and Your Heart/Crosstown Traffic’ (Mungo Jerry).
Com o encerramento da sessão de releituras, Jack e companhia mandaram mais uma dobradinha, desta vez com os dois maiores hits de sua carreira: ‘Sitting, Waiting, Wishing’ e ‘Upside Down’, que foi “enfeitada” com extensões de pianos, solos de violão e um medley com as músicas ‘Time Is The Master‘ e ‘Badfish’ (John Holt e Sublime, respectivamente). Apesar de ter arrancado palmas da plateia e ter colocado o público para cantar a plenos pulmões, a apresentação seguida das duas faixas mais aguardadas do show foi um grande erro estratégico.
O show seguiu com um setlist variado, passando por faixas antigas, como ‘Inaudible Melodies’, do álbum Brushfire Fairytales, e ‘Symbol in My Driveway’, single de On and On, além da inédita ‘Costume Party‘, que contou com uma inusitada performance de Jack soprando a introdução da música em garrafas de vidro.
Nas últimas apresentações que realizou no Chile, o músico chamou artistas locais para participar em releituras de algumas de suas canções. Seguindo a mesma dinâmica dos concertos realizados em território chileno, Rogê, Armando M. e André Siqueira foram convidados para participar em ‘Sunsets For Somebody Else’ e ‘Big Sur’, que acabaram “abrasileirando” as músicas do havaiano com instrumentos tradicionais do samba, como cavaquinho e reco reco.
Próximo ao encerramento do set regular, vieram uma mescla de hits e b-sides, entre elas: ‘Bubble Toes’, ‘Wasting Time’ e ‘Breakdown’. Além disso, nesta ocasião, Johnson protagonizou um dos momentos mais incríveis da noite ao atender o pedido de uma fã que solicitava a música ‘I Got You’ utilizando um cartaz.
Depois de um breve bis, Jack Johnson retornou sozinho ao palco e mandou versões acústicas de ‘Times Like These’ e ‘Do You Remember’. Ao finalizar a apresentação das faixas, seus músicos de apoio voltaram ao cenário e o show foi finalizado com as canções ‘Angel’ e ‘Better Together’.
Foi incrível vivenciar a experiência de conferir um músico que sequer está presente no cenário mainstream levar um dos principais clubes de São Paulo a sua lotação máxima. Certamente, uma tarefa que poderia ser realizada por uma figura carismática e que entrega 100% de dedicação à música. Apesar de não ter destacado grandes efeitos visuais e ter cometido algumas falhas na preparação de seu repertório, Jack Johnson forneceu uma noite incrível ao público paulistano com sua simpatia singular e leveza de suas canções.
Setlist
- Mudfootball;
- Taylor;
- One Step Ahead;
- Flake / In the Summertime (Mungo Jerry cover);
- You And Your Heart / Crosstown Traffic (The Jimi Hendrix Experience cover);
- Sitting, Waiting, Wishing;
- Upside Down / Time Is the Master / Badfish (Mash up com faixas de John Holt snippet e Sublime);
- Inaudible Melodies
- Middle Man / Breathe (In the Air)
- Symbol in My Driveway
- Costume Party
- Sunsets for Somebody Else (com Rogê)
- Big Sur (com Rogê)
- Bubble Toes
- Wasting Time
- Breakdown
- I Got You
- Don’t Look Now / Radio On / Shot Reverse Shot
- Belle / Banana Pancakes / Girl I Wanna Lay You Down (Zach Gill cover)
- Rodeo Clowns / Soul Shakedown Party / Good People
Bis
- Times Like These
- Do You Remember
- Angel/Better Together
Rogê
Jack Johnson
Texto: Guilherme Góes
Edição: Stefani Costa
Fotos: Gustavo Diavok (xchicanox)